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Avaliação KBB™ - VW up! Pepper

Bem equipado e com o potente motor 1.0 TSI, subcompacto da Volkswagen agrada muito quando o assunto é dirigir

O VW up! tem um trunfo daqueles em relação a seus maiores concorrentes, como o Renault Kwid e o Fiat Mobi: 5 estrelas no Latin NCAP, ainda que pelo protocolo anterior da entidade. Seguro, leve e moderno, ele mesmo assim não foi o sucesso de público que se esperava. Em boa medida pelo estilo, que muitos consideram ser o de um "carro de brinquedo". A aparente fragilidade e o preço alto restringiram o alcance do carrinho, que até vende bem, mas em volumes muito menores do que os que ele foi talhado para conquistar. Injustiça, ainda mais considerando o modelo equipado com o motor 1.0 TSI, que é um legítimo foguete de bolso. Com a vantagem de não chamar a atenção das seguradoras por ser um modelo "paisano", quase um "sleeper", do tipo que é forte, mas não faz questão nenhuma de esfregar isso na cara de ninguém. O up! Pepper, vendido exclusivamente com esse motor, é prova disso.

 

Você gostará do up! Pepper se…

Para os fãs do up!, o Pepper é o modelo topo de linha. Vem muito bem recheado, tem o melhor motor a equipar o up! e é um prato cheio para quem precisa de um carro fácil de estacionar, mas também bom de dirigir.

Talvez você não curta muito…

A começar pelo preço, que é de R$ 59.240, o up! fica devendo um bocado. Ele é um carro pequeno e simples demais para custar o que custa. Faltam recursos básicos de um carro nessa faixa, como ajuste de distância da coluna de direção.

VW up! Pepper

O que tem de novo em 2018

A novidade da linha 2019 foi a adoção de faróis diurnos de LED e, no caso do Pepper, de controlador de velocidade de série. A aparência atual do modelo vem desde a reestilização, que aconteceu em junho de 2017.

Dirigindo o up! Pepper

Uma das coisas que mais nos chamaram a atenção no up! Pepper foi a diferença de comportamento dele em relação a alguns de seus concorrentes mais importantes, como o Fiat Mobi. Passando por uma mesma esquina, com uma curva em 90°, o Mobi canta pneus de forma notável. O up! não faz isso mesmo que se force a mão (ou melhor, o pé). Isso talvez por conta do entre-eixos maior que o do Fiat, mas certamente não só por isso.

Mas o up! Pepper também canta pneu. E muito. Basta você não se lembrar de que está em um carro de 971 kg com 16,8 kgfm de torque já a 1.500 rpm para ouvir a sinfonia. E passar um certo vexame diante dos olhares espantados dos transeuntes. Uma ou duas vezes e o motorista se acostuma com a boa vontade do motorzinho 1.0 TSI.

VW up! Pepper

Em movimento, o pequeno VW continua a surpreender positivamente pela estabilidade. Ele parece muito mais na mão do que seus concorrentes e transmite confiança até você pegar uma estrada e passar perto de algum caminhão grande. Muito leve, o modelo é suscetível a ventos laterais. Por outro lado, o baixo peso faz com que ele consuma pouco combustível. Segundo o Conpet, ele pode fazer 16 km/l, com gasolina, na estrada. Em circuito urbano, a marca é de 14,1 km/l. Com etanol, o consumo é de 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l em circuito rodoviário.

Ainda que seja um dos modelos mais espaçosos de sua categoria, o up! Pepper continua a ser um modelo subcompacto. O que faz com que um motorista mais alto não possa levar nenhum adulto atrás de si. Falta espaço para as pernas dos passageiros. Isso o torna um carro para casais sem filhos ou no máximo com filhos pequenos, com ressalvas. Afinal, as cadeirinhas tomam um bom espaço no banco de trás. O porta-malas, com 286 l, está entre os melhores do segmento.

Sacadas inteligentes

A grande sacada não só do up! Pepper, mas de toda a linha do subcompacto, é ter focado em segurança. O Pepper bem que poderia vir com controle de estabilidade, mas isso provavelmente o encareceria ainda mais.

VW up! Pepper

Detalhes do up! Pepper

Interior

A grande diferença desta versão do up! em relação às demais é o revestimento dos bancos, parecido com o de couro, detalhes vermelhos nas saídas de ar, soleiras nas portas com a inscrição Pepper. Ainda que mostre cuidado, esse acabamento é tão simples quanto o das demais versões, com partes da carroceria aparentes e outros detalhes que lembram que o up! foi concebido para ser um carro de entrada.

Exterior

VW up! Pepper

Não há nada que chame a atenção no up! Pepper a não ser os emblemas que destacam a versão, uma faixa vermelha na grade dianteira, as belas rodas de liga leve de aro 15 e os retrovisores de cor diferente da carroceria.

Equipamentos

Em seu bom pacote de itens de série, o up! Pepper traz ar-condicionado, direção elétrica, alarme, trio elétrico (vidros elétricos só na dianteira), sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo, limpador e desembaçador traseiro, sensores crepuscular e de chuva, rodas de liga leve de aro 15, sistema de som com Bluetooth e toca-CD e bancos com revestimento sintético que imita couro.

Sob o capô

A joia do up! Pepper é o motorzinho 1.0 TSI, que entrega 105 cv. Se rendesse os mesmos 128 cv que entrega ao Polo e ao Golf, ele seria ainda mais interessante, mas já está de bom tamanho para um modelo leve como o subcompacto da VW. Com injeção direta, duplo comando de válvulas com variação na admissão e no escape e um sistema de gerenciamento térmico de primeira, o motor da família EA211 é extraordinário, ainda que existam relatos de problemas com o turbo, com a bomba de combustível e com a injeção.

Sobre o preço

Como já falamos, o up! Pepper custa, basicão, R$ 59.240. Mas pode chegar aos R$ 61.000 se você equipá-lo com a central multimídia Composition Phone. Por essa grana, é possível comprar um VW Polo 1.6 com pintura perolizada, rodas de liga leve, central multimídia e controle de estabilidade e tração (R$ 60.250) e ainda sobra um troco. Com uma concorrência dessas dentro de casa, só compra um up! Pepper quem consegue encontrá-lo com um desconto expressivo. Ou quem gosta muito do motor 1.0 TSI.

Ficha técnica

Modelo VW up! Pepper
Motor Dianteiro, transversal, de 3 cilindros em linha, com quatro válvulas por cilindro, comando variável na admissão e no escape, 999 cm³
Potência 105 cv (E) ou 101 cv (G) a 5.000 rpm
Torque 16,8 kgfm (E ou G) a 1.500 rpm
Câmbio Manual de 5 marchas
Tração Dianteira
Freios (d/t) Discos ventilados / tambores
Suspensão (d/t) Independente, McPherson / eixo de torção
Dimensões (C/L/A) 3,69 m / 1,65 m / 1,50 m
Entre-eixos 2,42 m
Peso 971 kg
Porta-malas 285 litros
Avaliação Profissional KBB
4 de 5
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