O carro de produção mais veloz do mundo era o Bugatti Veyron Super Sport. Em 4 de julho de 2010, ele conseguiu estabelecer a média de 431,072 km/h na pista de Ehra-Lessien, da Volkswagen, dona da Bugatti. Isso porque o recorde exige que o carro vá e volte na mesma pista, o que ajudaria a corrigir eventuais distorções, como uma ajudinha do vento. Em sua melhor passagem, ele chegou a 434,2 km/h. Foi tudo para o vinagre no último sábado (4), quando Christian Von Koenigsegg finalmente conseguiu uma pista para provar que o Agera RS podia se sair melhor. E saiu, com uma média de 447,29 km/h, com a melhor passagem na casa dos 457,4 km/h.
Não é o primeiro recorde que a Koenigsegg consegue bater com seu Agera RS este ano. A Bugatti também disse que o Chiron era o modelo mais rápido no 0-400 km/h-0, mas foi vencida menos de um mês depois pela fabricante sueca. A grande dificuldade da Koenigsegg sempre foi achar um lugar que permitisse mostrar as capacidades de seus veículos. Como Ehra-Lessien pertence à Volkswagen, e seria o melhor lugar do mundo para testes de alta velocidade, a empresa teve de improvisar. E fez isso fechando 11 milhas da Rota 160, em Nevada, uma estrada que vai de Las Vegas a Pahrump. Confira abaixo o vídeo da quebra de recorde de dentro do carro. É assustador.
Como já dissemos no recorde anteriormente quebrado, o Agera RS tem 4,29 m de comprimento, 2,05 m de largura, 1,12 m de altura e um entre-eixos de 2,66 m. Com 1.295 kg em ordem de marcha, ele é equipado com um motor V8 de 5 litros biturbo. Girador (chega a 8.250 rpm) e de fabricação própria, ele rende 1.176 cv (865 kW) a 7.800 rpm. O torque é de 102 kgfm (1.000 Nm) de 2.700 rpm a 6.170 rpm. Com o overboost, ele chega a 130 kgfm (1.280 Nm) a 4.100 rpm. No vídeo abaixo, temos os bastidores da quebra de recorde, infelizmente apenas em inglês.
Vale lembrar que o Bugatti Chiron, que seria muito superior ao Veyron, ainda não teve sua velocidade máxima aferida. E a Bugatti diz que, sem o limitador de velocidade (que evita que ele passe dos 420 km/h), ele poderia chegar a 463 km/h. É bem possível que a Volkswagen corra para provar que seu modelo realmente é capaz de fazer o que ela diz. Talvez em menos de um mês, para dar um troco bem dado no Agera RS e devolver a ele o título de "o Breve". Aguardemos.