Mesmo sendo um dos SUVs compactos mais bem-sucedidos da Kia em escala global, o Seltos jamais foi comercializado no mercado brasileiro. Agora, a marca sul-coreana revela a segunda geração do modelo. O projeto aposta em um visual mais futurista, alinhado com a nova identidade da Kia, mantendo o conceito de escultura em todos os ângulos do SUV. A atualização do projeto visa fortalecer a atuação global do modelo.
Construído sobre a plataforma K3 da Kia, o Seltos 2027 chega com algumas opções de motorização, entre elas, está o o motor 1.6 T-GDI turbo a gasolina de 180 cv e 27 kgfm, disponível com câmbio manual de seis marchas ou automatizado de dupla embreagem com sete velocidades. Há ainda uma configuração mais potente do mesmo 1.6 T-GDI, que entrega 193 cv e 27 kgfm, associada a uma transmissão automática de oito marchas, além de um propulsor 2.0 aspirado de 149 cv e 18,2 kgfm, destinado a mercados fora da Europa.
Em termos de dimensões, o novo Seltos mede 4,43 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,60 m de altura, com entre-eixos de 2,69 m. Em termos de comparação, o Honda HR-V mede 4,38 metros de comprimento, 1,79m de largura, 1,59m de altura, com entre-eixos de 2,61 m. Enquanto o Hyundai Creta oferece tem Comprimento de 4,33 m, Largura 1,79 m, Altura 1,63 m e entre-eixos 2,61 m. Os números do Seltos se mostram generosos inclusive se comparado com um SUV de categoria superior, como o Jeep Compass, por exemplo, com 4,40 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,63 m de altura, e entre-eixos de 2,63 m.
O desenho externo foi atualizado com elementos marcantes. Na dianteira, a grade de radiador ganha maior largura e incorpora a assinatura luminosa “Star Map”, acompanhada por uma sequência dinâmica de luzes de boas-vindas. As maçanetas embutidas reforçam a integração visual, enquanto o perfil lateral exibe linhas diagonais, teto com efeito flutuante com janelas unidas.
Na parte traseira, as lanternas verticais que se estendem pela tampa do porta-malas ampliam visualmente a largura do veículo. O para-choque tem desenho repleto de informações, enquanto os refletores são posicionados dentro de arcos na parte inferior.
Por dentro, o Seltos 2027 adota um painel baixo e horizontal, favorecendo a visibilidade frontal. O seletor de marchas do tipo shift-by-wire, posicionado na coluna de direção, libera espaço no console central. Entre os destaques estão o teto panorâmico, a iluminação ambiente com até 64 cores personalizáveis, bancos traseiros com reclinação de 24 graus e sistemas de som premium da Harman Kardon e da Bose, itens indisponíveis na Europa. Funções digitais e serviços podem ser adicionados por meio da Kia Connect Store.
O porta-malas oferece 536 litros de capacidade, contando com piso de carga ajustável em dois níveis. Há ainda a possibilidade de ampliar a versatilidade com acessórios modulares do sistema AddGear. Opcionalmente, o SUV pode receber tração integral com eixo traseiro multilink e o Modo Terrain, ajustável para neve, lama ou areia, além do Drive Mode Select com calibrações Eco, Normal e Sport.
A Kia também confirmou que o Seltos ganhará uma versão híbrida em 2026, que incluirá a função Vehicle-to-Load (V2L) e o sistema Kia Smart Regenerative Braking System 3.0, ampliando o foco em eficiência e tecnologia da nova geração.