Se lhe oferecessem a chance de comprar um carro que não pode ser dirigido nas ruas nem em pistas de corrida a não ser em circuitos selecionados pela própria marca, 9 vezes por ano, o que você diria? Para a maioria dos mortais, a resposta seria um sonoro não. Para os maiores clientes da Ferrari, há fila para ver quem tem a "honra" de integrar os programas XX, dedicados ao desenvolvimento de novas tecnologias. E dos quais só clientes mais do que exclusivos da marca podem participar com modelos especialmente desenvolvidos para estes eventos. Como o Ferrari FXX-K Evo apresentado no domingo (29) no circuito de Mugello, durante as Finali Mundiali, as finais dos campeonatos promovidos pela própria Ferrari.
Baseado no Ferrari LaFerrari, o FXX-K Evo é equipado com a mesma motorização. Ou seja, com o motor V12 6.3 da família F140, naturalmente aspirado e com 860 cv a 9.200 rpm, além de oferecer um torque de 76,5 kgfm a 6.500 rpm. Impressionante, mas ainda melhor com a ajuda do sistema HY-KERS, que adiciona 190 cv à receita com seu motor elétrico. Ainda que os casamentos híbridos normalmente não sejam apenas uma soma das potências, a Ferrari diz que o modelo tem 1.050 cv de potência total e mais de 90 kgfm.
Com 1,12 m de altura e um entre-eixos de 2,67 m, a Ferrari diz que o FXX-K Evo é mais leve do que o FXX-K, mas não divulga o peso. Também se detém sobre seus apêndices aerodinâmicos, que fazem o modelo ter uma sustentação negativa, o chamado downforce, de 640 kg a 200 km/h e de 830 kg perto da velocidade do modelo. Não divulgada, assim como o preço do bólido. Que a gente queria saber só por curiosidade. Afinal de contas, só quem pode comprar são os convidados da marca. E ela certamente seleciona gente que só assina o cheque, sem querer saber quanto morre na brincadeira.