O universo dos modelos de 600 cv ficará ainda maior com o Salão de Frankfurt. Não só pelo lançamento do novo BMW M5, mas também pela chegada do Ferrari Portofino, o substituto do California T. A exemplo do modelo que ajudará a aposentar, o Portofino tem teto rígido retrátil e um V8 3.9 turbinado com 40 cv a mais do que o oferecido pelo antecessor. Terá, portanto, 600 cv a 7.500 rpm e 77,5 kgfm de 3.000 rpm a 5.250 rpm.
Com estilo formulado pelo Ferrari Design Centre, o Portofino seria o primeiro modelo de teto rígido retrátil com carroceria fastback, em dois volumes, segundo a marca italiana. O California T claramente vinha com capô e compartimento de bagagem bem distintos do habitáculo, como bom três-volumes.
Com 4,59 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,32 m de altura e sem entre-eixos divulgado, o Portofino chega à velocidade máxima de 320 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 s. Tudo isso com um diferencial traseiro eletrônico de terceira geração (E-Diff3) integrado ao sistema F1-Trac. Ele provavelmente produz vetorização de torque e outras mágicas para aumentar a aderência e o controle do carro em situações extremas.
O sistema seria um dos responsáveis por permitir pela primeira vez o uso de direção elétrica (EPS) em um Ferrari GT. Com isso, o modelo economiza combustível e ainda fica, segundo a Ferrari, com a direção 7% mais direta sem perder precisão e feedback ao motorista. A suspensão é do tipo magnetoreológico (SCM-E), capaz de reduzir a rolagem da carroceria sem tornar o Portofino desconfortável no dia a dia.
Entre os equipamentos do novo Ferrari de entrada estão faróis de LED, central multimídia com tela sensível ao toque de 10,2 polegadas, um sistema de climatização que atua com o teto aberto ou fechado e bancos elétricos com 9 aspectos ajustáveis (distância, altura, profundidade e apoio do assento, profundidade do assento, inclinação do encosto, apoio lombar, apoio para as costas e altura do encosto de cabeça).
A apresentação oficial do carro ao público acontece no evento alemão. A Ferrari não informou quando o modelo deve começar a ser vendido.