A Triumph apresentou oficialmente ao mercado brasileiro a Scrambler 400 XC, novo integrante da família de motos de média-baixa cilindrada da marca. O modelo chega com proposta mais voltada ao uso misto e traz diferenciais relevantes em relação às suas irmãs, a Speed 400 e a Scrambler 400 padrão.
O lançamento, que contou com convidados da imprensa e influenciadores do setor, destacou o posicionamento da moto como uma opção mais robusta e orientada ao off-road. De acordo com Leonardo Nogueira, especialista em precificação da KBB Brasil, a 400 XC “entrega um visual mais imponente, ciclística reforçada e tecnologias que a colocam em vantagem frente às principais concorrentes da categoria”.
A Scrambler 400 XC adota um visual que reforça sua proposta aventureira. O modelo recebeu um novo para-lama dianteiro elevado, ampliando o ângulo de ataque para o uso em estradas de terra, e um pára-brisa pintado na cor da moto, elemento exclusivo dentro da linha 400.
Com foco no off-road, a moto também passa a contar com pneus de perfil maior e rodas raiadas, oferecendo melhor absorção de impactos, maior estabilidade e desempenho superior em terrenos irregulares. O conjunto visual é complementado por uma nova paleta de cores, que confere ao modelo uma presença mais marcante.
Assim como as demais integrantes da plataforma, a Scrambler 400 XC utiliza o motor monocilíndrico de 398 cc, capaz de gerar 40 cv de potência e 37,5 Nm de torque a 6.500 rpm. O conjunto privilegia elasticidade e respostas rápidas em baixa e média rotação.
Entre os equipamentos de destaque, o modelo traz controle de tração, diferencial importante na categoria, além de iluminação full LED e um painel híbrido, que combina velocímetro analógico com informações digitais em LCD.
Um dos pontos mais comentados durante o lançamento foi o baixo custo de manutenção. A Triumph estabeleceu intervalos de revisão em 1.000 km, 16.000 km e 32.000 km, posicionando a Scrambler 400 XC com o maior intervalo de revisões da categoria.
Segundo a marca, um proprietário pode rodar até 32 mil quilômetros e gastar cerca de R$ 200 em revisões obrigatórias, número que reforça a competitividade do modelo no custo de propriedade.
A Triumph anunciou o preço oficial da Scrambler 400 XC: R$ 37.990. Com esse valor, o modelo entra para o segmento de motos aventureiras de entrada com pacote tecnológico superior e proposta diferenciada.
A novidade reforça a aposta da Triumph em ampliar sua presença em cilindradas mais acessíveis, sem abrir mão de estilo, tecnologia e identidade clássico.