PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Rota 2030 pode trazer selo de segurança que não informa se carro é seguro

Classificação seria baseada apenas em teor de equipamentos, não nos critérios biomecânicos estabelecidos pela ONU em 1995

Uma das maiores promessas do Rota 2030, o novo plano estratégico para a indústria automotiva brasileira, foi o de colocar a segurança como um critério efetivo de avaliação. O Inovar-Auto já havia tocado no assunto, mas só por falar. O que acabou prevalecendo foi a eficiência energética, uma forma de encobrir o caráter protecionista do plano, punido inclusive pela OMC (Organização Mundial do Comércio). Segundo o pessoal da Automotive Business, o plano do Rota 2030 é criar um "selo de segurança" que dirá o quanto determinados modelos são seguros. Mas a notícia boa morre por aí. De acordo com a reportagem, a classificação será baseada em "autodeclarações" e apenas nos equipamentos oferecidos pelos veículos. Em outras palavras, quem fala se o carro é seguro ou não é a própria empresa que o produz. Com critérios apenas do que ele oferece, não sobre como efetivamente protege seus ocupantes.

A ideia de criar um critério objetivo de avaliação, como o adotado pelo Latin NCAP, não teria prosperado porque "aumentaria a complexidade da solução" e porque a ideia não contaria com "grande popularidade entre as montadoras". Em 2013, tanto o Inmetro quanto o Instituto Mauá de Tecnologia anunciaram a criação de centros independentes de crash test, mas nenhum dos dois vingou até hoje, quatro anos depois. Procuradas, nenhuma destas entidades nos informou em que pé os projetos estão até o fechamento desta reportagem.

O tal selo traria a vantagem de previsibilidade na exigência de equipamentos de segurança, dando à indústria o tempo necessário para que ela implantasse os equipamentos requeridos em seus veículos. Mas, se ele se mantiver como proposto, já nascerá sem a necessária credibilidade. A não ser que alguém realmente acredite que saber que o Chevrolet Onix e o Ford Ka, ambos nota zero no Latin NCAP, seriam minimamente mais seguros por trazer controle de tração ou airbags laterais.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

SUV/Crossover
Hatchback
Picape
Sedã
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro