Desde que a obrigatoriedade dos freios ABS e dois airbags frontais entrou em vigor no país, o tema “segurança” em veículos passou a ter cada vez mais relevância entre consumidores e imprensa especializada. E não era sem tempo: o Brasil é um dos países que mais matam no trânsito. O consumidor brasileiro que não aceita arriscar a vida em um produto inseguro talvez não saiba, mas tem à disposição 75 modelos que ostentam as notas máximas (ou, no mínimo, excelentes) de quatro diferentes órgãos de segurança viária: Latin NCAP, Euro NCAP, ANCAP e IIHS (Insurance Institute for Highway Safety). E a KBB te conta quais são eles neste artigo.
Você vai notar que a maioria dos modelos é importada e isso tem duas explicações. A primeira é que, quanto mais caro o carro, maior a chance de a fabricante ter usado materiais nobres em sua construção. A segunda é o baixo volume de testes que o Latin NCAP ainda é capaz de fazer, devido aos altos custos envolvidos nos crash tests. Mas não desanime: também tem carro barato e seguro nas concessionárias brasileiras.
Isso porque não basta um veículo ter equipamentos ativos de prevenção de acidentes ou de mitigação de danos após colisões. Mais importante é a estabilidade estrutural do carro e sua capacidade em preservar a cabine da melhor maneira possível, minimizando os ferimentos aos ocupantes. Isso só pode ser avaliado por meio de crash tests, algo que todos os institutos mencionados fazem regularmente.
Nestes testes, eles avaliam, por meio de simulações de colisões frontais e laterais e segundo critérios biomecânicos (que colocam o corpo humano como parâmetro), o quanto os passageiros são afetados pela deformação do carro, classificando-os por meio de notas ou estrelas.
Recorremos às 4 entidades porque precisávamos de testes dos modelos efetivamente vendidos por aqui. O Subaru Legacy bem avaliado pelo IIHS, por exemplo, é fabricado nos EUA. Era necessário saber como o produzido no Japão, que é o vendido aqui, havia se saído em testes semelhantes (daí o ANCAP). O BMW Série 3, ainda que bem avaliado, não é o brasileiro. Nota curiosa: o X1, Top Safety Pick no IIHS, só entrou em nossa lista, apesar de avaliado nos EUA, porque o Brasil exporta para lá o crossover. Logo, o modelo testado por lá é igual ao brasileiro.
Para os modelos avaliados pelo Latin NCAP, as cinco estrelas são a nota máxima que um modelo pode receber para a segurança de adultos (passageiros da frente) e crianças. E só as conseguiu, mesmo em testes antigos, quem passou pelos testes de impacto laterais. Como o programa testou poucos modelos feitos aqui na região até hoje, incluímos também os de 4 estrelas que passaram por testes de impacto laterais.
No Euro NCAP e no ANCAP, as cinco estrelas são a pontuação mais alta geral do carro: o órgão avalia percentualmente (de 0% a 100%) o quanto o veículo protege tanto adultos quanto crianças. Já o IIHS lista em seu especial Top Safety os carros mais seguros do mercado, que, invariavelmente, tiraram “Good” (nota máxima) na maioria dos quesitos avaliados pelo instituto.
VEJA QUAIS SÃO OS CARROS MAIS SEGUROS DO BRASIL
Modelos compactos:
Audi A1 (ANCAP - 5 estrelas)
BMW i3 (ANCAP - 5 estrelas)
Citroën DS3 (ANCAP - 5 estrelas)
Honda City (Latin NCAP - 5 estrelas adulto / 4 estrelas crianças)
Honda Fit (Latin NCAP - 5 estrelas adulto / 4 estrelas crianças)
Kia Soul (IIHS - Top Safety Pick)Mini Cooper (IIHS - Top Safety Pick)Volkswagen up! (Latin NCAP - 5 estrelas adulto / 4 estrelas crianças)
Volkswagen Polo (Latin NCAP - 5 estrelas adulto / 5 estrelas crianças)
Modelos médios:
Audi A4 (IIHS - Top Safety Pick Plus)
Audi Q5 (Euro NCAP - 5 estrelas)
BMW Série 2 (IIHS - Top Safety Pick Plus)
BMW Série 2 Active Tourer (Euro NCAP - 5 estrelas)
Citroën DS4 (ANCAP - 5 estrelas)
Ford Focus (Latin NCAP - 5 estrelas adulto / 4 estrelas crianças)
Hyundai Elantra (ANCAP - 5 estrelas)
Jaguar XE (Euro NCAP - 5 estrelas, e ANCAP - 5 estrelas)
Kia Cerato (Forte, IIHS - Top Safety Pick Plus)
Lexus CT200h (IIHS - Top Safety Pick)
Mercedes-Benz CLA (Euro NCAP - 5 estrelas)
Mercedes-Benz Classe B (ANCAP - 5 estrelas)
Mercedes-Benz Classe C (ANCAP - 5 estrelas, e IIHS - Top Safety Pick)
Nissan Sentra (IIHS - Top Safety Pick)
Peugeot 3008 (Euro NCAP - 5 estrelas)
Subaru WRX (IIHS - Top Safety Pick)
Subaru XV (Crosstrek, IIHS - Top Safety Pick)
Toyota Corolla (Latin NCAP - 5 estrelas adulto / 5 estrelas crianças)
Toyota Prius (IIHS - Top Safety Pick Plus e Euro NCAP - 5 estrelas)
Toyota RAV4 (Latin NCAP - 5 estrelas adulto / 4 estrelas crianças)
Volkswagen Beetle (ANCAP - 5 estrelas)
Volkswagen Golf (Latin NCAP - 5 estrelas adulto / 5 estrelas crianças)
Volkswagen Golf Variant (IIHS - Top Safety Pick Plus)
Volkswagen Jetta (Latin NCAP - 5 estrelas adulto / 4 estrelas crianças)
Volvo S60 (ANCAP - 5 estrelas, e IIHS - Top Safety Pick Plus)
Volvo V40 (Euro NCAP - 5 estrelas, e ANCAP - 5 estrelas))
Volvo V60 (ANCAP - 5 estrelas, e IIHS - Top Safety Pick Plus)
Modelos grandes:
Audi A6 (IIHS - Top Safety Pick)
BMW Série 5 (Euro NCAP - 5 estrelas, e IIHS - Top Safety Pick Plus)
Citroën DS5 (ANCAP - 5 estrelas)
Ford Fusion (IIHS - Top Safety Pick)
Honda Accord (IIHS - Top Safety Pick Plus)
Jaguar XF (Euro NCAP - 5 estrelas)
Kia Carnival (Sedona, IIHS - Top Safety Pick Plus)
Kia Optima (Euro NCAP - 5 estrelas, e ANCAP - 5 estrelas, e IIHS, Top Safety Pick Plus)
Lexus ES 350 (IIHS - Top Safety Pick Plus)
Maserati Ghibli (Euro NCAP - 5 estrelas, e ANCAP - 5 estrelas)
Mercedes-Benz Classe E (Euro NCAP - 5 estrelas, e IIHS - Top Safety Pick Plus)
Subaru Legacy (ANCAP - 5 estrelas)
Subaru Outback (ANCAP - 5 estrelas)
Toyota Hilux (Latin NCAP - 5 estrelas adulto / 5 estrelas crianças)
Toyota SW4 (Latin NCAP - 5 estrelas adulto / 5 estrelas crianças)
Volkswagen Passat (Euro NCAP - 5 estrelas)
SUVs e crossovers:
Audi Q5 (IIHS - Top Safety Pick Plus)
Audi Q7 (IIHS - Top Safety Pick)
BMW X1 (IIHS - Top Safety Pick)
Ford EcoSport (Latin NCAP - 5 estrelas adulto / 3 estrelas crianças)
Ford Edge (Euro NCAP - 5 estrelas)
Honda HR-V (Latin NCAP - 5 estrelas adulto / 5 estrelas crianças)
Hyundai Santa Fe (ANCAP - 5 estrelas)
Jeep Renegade (Latin NCAP - 5 estrelas adulto / 5 estrelas crianças)
Kia Sorento (Euro NCAP - 5 estrelas)
Kia Sportage (Euro NCAP - 5 estrelas, e IIHS - Top Safety Pick)
Land Rover Discovery (Euro NCAP - 5 estrelas)
Lexus NX200 (IIHS - Top Safety Pick Plus)
Lexus RX 350 (Euro NCAP - 5 estrelas, e IIHS - Top Safety Pick Plus)
Mercedes-Benz GLC (Euro NCAP - 5 estrelas)
Mini Countryman (IIHS - Top Safety Pick, e Euro NCAP - 5 estrelas)
Porsche Macan (Euro NCAP - 5 estrelas)
Renault Captur (Latin NCAP - 4 estrelas adulto / 3 estrelas crianças)
Subaru Forester (ANCAP - 5 estrelas, e IIHS - Top Safety Pick Plus)
Suzuki Vitara (Euro NCAP - 5 estrelas, e ANCAP - 5 estrelas)
Volvo XC60 (IIHS - Top Safety Pick Plus)
Volvo XC90 (Euro NCAP - 5 estrelas, e IIHS - Top Safety Pick)
Fique atento para não comprar modelos que não protejam você e sua família devidamente. E que também protejam seu bolso: modelos de pontuação baixa tendem a desvalorizar mais rapidamente. Ainda mais depois que as leis brasileiras passarem a exigir de todos os novos modelos controle de estabilidade. A partir de 2020.