Quando o conceito FNR-X foi mostrado no Salão de Xangai em abril deste ano, pouca gente deu pelota ao modelo. Ele seria um modelo meramente conceitual, de acordo com fontes da revista Car and Driver, mas fotos recentes do site chinês Autohome mostram que a tal fonte queria apenas jogar uma cortina de fumaça nos jornalistas americanos. Isso porque o carro flagrado, compacto, é apontado como a versão de produção do FNR-X. E porque os futuros carros compactos da Chevrolet na China serão também fabricados no Brasil e na Argentina com a nova plataforma GEM. Trocando em miúdos, com algumas mudanças necessárias à produção, é isso que você pode esperar do sucessor do Tracker.
FNR é uma sigla que quer dizer Find New Roads, o slogan atual da Chevrolet (ache novos caminhos). Já GEM significa Global Emerging Markets, ou mercados globais emergentes. Desenvolvida na China em parceria com a SAIC, depois que o centro de desenvolvimento da GM no Brasil foi desmantelado, a plataforma GEM dará origem a um hatchback, dois sedãs, dois crossovers (um deles "cupê), uma minivan e também uma picape de porte maior que o da Montana para concorrer com a Fiat Toro. A GM já anunciou uma série de investimentos no Brasil e na Argentina para fabricar os novos veículos.
Por aqui, serão R$ 1,5 bilhão em Gravataí para a produção do hatch e do sedã compactos. Na Argentina, mais US$ 300 milhões, provavelmente para produzir a picape concorrente da Toro. Para São Caetano do Sul devem ficar os substitutos do Cobalt, da Spin e do Tracker, como dizem os amigos do Autos Segredos. E eles costumam acertar, como mostra o motor 1.3 turbo da Renault.
Tanto a picape quanto o crossover devem chegar ao mercado em 2020. E o crossover, com essa pegada de Toyota C-HR, tem grandes chances de ser exportado inclusive para os EUA. Eventualmente do Brasil, se o país finalmente se tornar competitivo com a ajuda do Rota 2030, mas o mais provável é que o modelo vá para lá da China. E com a aparência que o FNR-X já antecipou em abril deste ano. Resta apenas saber se ele será a versão "cupê" dos crossovers ou a que entrará no lugar do Tracker. Apostaríamos nessa última possibilidade, já que a GM deve ter prioridade em seu desenvolvimento e ele foi o primeiro que apareceu.