O Volkswagen Type 3 foi vendido apenas na Europa, mas é um parente próximo do nosso TL. Altamente colecionável nos dias de hoje, o modelo ainda serve de inspiração para muita gente. Em especial os designers tchecos da MW Motors, que apresentaram recentemente o Luka EV. Repare no emblema da marca e no jeitão do veículo: lembram ou não o Type 3? Se a semelhança de estilo é inegável, o conceito é completamente diferente. Em vez de um motor só, atrás do eixo traseiro, o Luka EV tem quatro. Um em cada roda. E, como o nome denuncia, é elétrico, o que permite a instalação dos motores nas rodas, como você deve imaginar. Sem medo nenhum da chamada massa não suspensa, que piora o comportamento dinâmico do veículo.
Mas há mais coisas que distanciam o pioneiro e o novato. O Luka EV tem chassi de alumínio e carroceria de FRP, sigla para plástico reforçado por fibra. Provavelmente fibra de vidro, ainda que partes do painel pareçam ser de fibra de carbono. A MW Motors ressalta que o modelo tem peso baixo: são 815 kg. O Type 3 começava nos 880 kg e tinha 4,23 m de comprimento, 1,61 m de largura, 1,48 m de altura e 2,40 m de entre-eixos. O Luka tem 4,05 m de comprimento, 1,62 m de largura, 1,22 m de altura e 2,30 m de entre-eixos. E não precisa de mais, já que é um cupê de 2 lugares, tipo de carroceria que o Type 3 nunca chegou a oferecer. O mais próximo disso foi o Fastback.
Ainda que tenha um motor em cada roda, o Luka EV tem apenas 68 cv de potência máxima, mas torque suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 9,6 s. Com seu peso, ele também atinge a máxima de 146 km/h. E provavelmente iria até além disso se a marca não preferisse poupar as baterias de níquel manganês cobalto de apenas 21,9 kWh. Muito menores que as do Nissan Leaf, por exemplo, que chegam a 40 kWh, mas suficientes para dar ao modelo tcheco autonomia de até 300 km. Diz a empresa que ele terá um sistema de recarga rápida que lhe devolverá 80% da carga em uma hora.
O preço do novo elétrico ainda não foi divulgado, mas a MW Motors, em seu site oficial, ainda busca distribuidores, o que mostra que, ainda que o Luka EV já não seja mais um protótipo, e sim um modelo de produção em série, ele talvez ainda demore a ser vendido. Se tiver bom preço, provavelmente fará sucesso. Especialmente entre os saudosistas, como os chineses que comprarão o Eagle EG6330K.