PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

Emplacamentos de fevereiro sobem 11,5% em relação ao mesmo mês em 2024, um aumento de 7,6% em relação a janeiro.

O setor automotivo brasileiro apresentou crescimento em fevereiro de 2025, com 172.001 carros e comerciais leves emplacados. Esse volume representa avanço de 11,5% em relação ao mesmo período de 2024 e um aumento de 7,6% frente a janeiro deste ano. A Fiat Strada manteve a liderança de vendas, seguida pelo Volkswagen Polo e pelo Volkswagen T-Cross, que se destacou como o SUV mais comercializado no período. A crescente participação dos SUVs no mercado foi um dos pontos marcantes do mês, consolidando essa categoria como a mais procurada pelos consumidores.

Mercado de Veículos Eletrificados

O segmento de veículos eletrificados continua sua trajetória de expansão no Brasil. Em fevereiro, foram registradas 12.988 unidades, crescimento de 24% em relação a fevereiro de 2024 e 3,4% na comparação com janeiro de 2025. Os modelos híbridos plug-in (PHEV) seguem dominando as vendas, representando 45,3% do total de eletrificados. Os elétricos a bateria (BEV) registraram crescimento expressivo, alcançando 34,6% de participação no segmento. O avanço na infraestrutura de recarga também tem impulsionado o mercado, com aumento de 22% nos pontos de recarga públicos e semipúblicos nos últimos três meses. Incentivos fiscais em estados como Distrito Federal, Rio Grande do Sul e São Paulo continuam desempenhando um papel fundamental no crescimento das vendas.

Financiamento de Veículos

O financiamento de veículos manteve-se aquecido em fevereiro, com 564 mil unidades financiadas, emplacou um crescimento de 7,3% na comparação anual. Apesar da estabilidade em relação a janeiro, o resultado reforça a tendência positiva do mercado. O segmento de financiamento de automóveis leves subiu 6,7% no comparativo anual, embora tenha registrado uma leve queda de 1,5% em relação a janeiro.

Impacto da Alta da Selic

O cenário econômico tem desafiado o setor automotivo, especialmente devido ao aumento da taxa Selic, que atingiu 14,25% ao ano (divulgada pelo BACEN no último dia 19/02), com uma certeza de que elevará ainda mais a taxa média de juros para financiamentos de veículos, cujo último retrato já está em 29,5% ao ano. Esse patamar, o mais alto já registrado, tem impactado diretamente as vendas, reduzindo a acessibilidade do crédito e pressionando a capacidade de compra dos consumidores. Apesar disso, a inadimplência segue controlada, mantendo-se em 4% para pessoas físicas e 2,6% para empresas. Especialistas indicam que novos aumentos na Selic podem dificultar ainda mais o financiamento de veículos, tornando o crédito automotivo menos acessível e desacelerando o crescimento do setor. O mercado automotivo brasileiro, portanto, segue em expansão, impulsionado pelo crescimento dos veículos eletrificados e pela resiliência no setor de financiamentos. No entanto, os desafios impostos pelo cenário macroeconômico e pelo custo do crédito permanecem como fatores a serem monitorados nos próximos meses.

Variação de Preço dos Veículos

O MVP - Monitor de Variação de Preço da KBB Brasil mostra fevereiro com o preço dos veículos 0km novamente em alta, registrando 0,95%, terceiro mês seguido de alta.

 

Os seminovos até 3 anos seguiram a tendência de queda, demonstrada nos meses anteriores, fechando o mês com -0,24%.

 

Os usados até 20 anos também mostraram um cenário de queda, fechando o mês -0,30% se comparado a janeiro/25.

Sobre a Kelley Blue Book
Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quanto para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que leva em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono.

Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB está no Brasil desde outubro de 2017 com o site kbb.com.br. A sede da Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive.

Sobre a Cox Automotive
A Cox Automotive faz parte do grande conglomerado da Cox Enterprises Inc. - uma empresa global com mais de 50.000 funcionários e que já ultrapassa US$ 21 bilhões em receita. Apesar de ser uma gigante multinacional, a Cox continua sendo uma corporação privada e orientada por valores que acreditam em crescimento em longo prazo e no orgulho de sua liderança familiar de quatro gerações.

Através de nossas principais divisões - Cox Communications e Cox Automotive – as empresas Cox lideram nos setores de comunicações e mercado automotivo. Nossas marcas internacionais amplamente reconhecidas incluem Autotrader, Kelley Blue Book e Cox Homelife.

A missão da Cox Automotive em todos os mercados onde atua é transformar a maneira como o mundo compra e vende veículos por meio de soluções tecnológicas, serviços e equipe altamente especializada que apoia consumidores, fabricantes e revendedores em todas as fases da experiência automotiva.

A Cox Automotive Inc. é um grupo global, detentora de 26 empresas fortemente consolidadas nos países em que atua, com mais de 34.000 membros na equipe, mais de 200 escritórios em todo o mundo e que atende milhares de clientes nos cinco continentes. A Cox Automotive Brasil, atualmente, lidera 4 empresas das 26 existentes no mundo, que são: Kelley Blue Book Brasil, Molicar, Dealertrack e Manheim. Saiba mais em coxautomotive.com.br.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

SUV/Crossover
Hatchback
Picape
Sedã
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro

Facebook LinkedIn Instagram YouTube

© 1995–2024 Kelley Blue Book Co.®, Inc. Todos os direitos reservados.