Em fevereiro deste ano, a Kia mostrou ao mundo sua versão do Hyundai Creta. Ele nasceu como o SP Concept, no AutoExpo 2018, em Nova Déli, mas não podia chegar com este nome à produção em série. Foi por isso que a Kia resolveu criar um concurso entre os clientes indianos para a escolha do nome final do modelo. Estavam na briga Trazor, que lembra um bocado o nome do Chevrolet Tracker, e Tusker, que também remete ao nome de um crossover compacto, o Renault Duster. Segundo os amigos do IAB, o nome que deve vencer a disputa é Tusker.
Criado sobre a mesma plataforma do Creta (que aqui no Brasil é a do sedã Elantra), o Tusker dividirá com o primo da Hyundai mais do que algumas peças. Fala-se em compartilhamento de motores, mas o Tusker deverá ser vendido com um 1.0 turbocomprimido. Como o Tusker deve ser a opção de crossover compacto da Kia também no mercado brasileiro, em vez do Stonic, que é um bocado menor, o motor 1.0 turbo seria uma ótima opção para ele aqui também. Especialmente pelo regime tributário brasileiro, que cobra menos IPI de carros com motorização abaixo ou igual a essa cilindrada.
O Kia Tusker (ou Trazor, dependendo de quem vença a eleição) deverá ser lançado na Índia no segundo semestre do ano que vem. Ele também será vendido na Coreia do Sul. Considerando o sucesso do Creta por aqui, fica a torcida para ele também dar seu jeito de chegar às revendas brasileiras.