Bem que havíamos avisado quando surgiram os primeiros desenhos do Kia SP Concept: ele era a explicação para a Kia não ter o Stonic em seus planos para o Brasil. Pequeno e provavelmente muito caro para nosso mercado, ele provavelmente teria uma recepção morna. E volumes limitados de vendas para o potencial deste mercado, cada vez maior. Pois as fotos oficiais do modelo, revelado no AutoExpo 2018, em Nova Déli, comprovam nossa tese: ele é parente muito próximo do Hyundai Creta. O que faz muito sentido tanto para o mercado indiano, onde o Creta é um sucesso, quanto para o nosso. Pelos mesmos motivos.
A Kia não revelou detalhes do modelo. Nem mesmo uma foto decente da traseira do conceito, que parece, pelos desenhos, muito bem acertada. Mas as portas dianteiras entregam o ouro completamente. Repare no ângulo que elas têm junto à coluna A, perto do para-brisa.
Notou que ele é bem nítido, com linhas retas que se encontram? Essa é uma característica muito forte do projeto do Hyundai Creta. Algo que denuncia que ele é um projeto mais barato, que exige uma estamparia muito mais simples do que a de outros modelos. Quase todos os atuais apresentam linhas contínuas da base da coluna A ao topo da coluna B. Linhas apenas levemente curvadas. Compare a imagem acima com a do Creta:
Repare nas proporções dos dois crossovers, também muito parecidas. As colunas A pretas, semelhantes nos dois modelos, ajudam a disfarçar a característica porta de ângulos pronunciados, mas a imagem abaixo a evidencia.
A Kia começará a vender seus carros na Índia no segundo semestre de 2019. E é bem provável que o primeiro modelo a ser vendido por lá seja a versão de produção do SP Concept. Que será, segundo Peter Schreyer, chefe de design da marca, muito parecido com o conceito. O parentesco com o Hyundai Creta deve ajudá-lo a ter um custo baixo de manutenção, já que os modelos deverão compartilhar motores, transmissões e outras peças. Resta saber em que outros países o SP Concept será fabricado além de na Índia. Se ele também for produzido no México, pode esperar: o primeiro crossover compacto da Kia por aqui será a versão dela para o Hyundai Creta.