Quando comentamos, em outubro do ano passado, que a Kia investirá R$ 165 milhões no mercado brasileiro este ano, ficamos encafifados com uma coisa. Dos 6 modelos que a marca pretende trazer para cá este ano (Stinger, Rio, Cadenza, Picanto, Sorento e Sportage), faltou um dos que andam fazendo mais sucesso no exterior. Trata-se do Stonic, um crossover compacto primo do Hyundai Kona. Por que, afinal de contas, a Kia preferiu não trazê-lo ao Brasil? A explicação pode estar em um modelo que será mostrado no Auto Expo, em Nova Déli, na Índia. Lá conheceremos o SP Concept, um conceito que certamente dará origem a um crossover compacto para mercados emergentes. E provavelmente também para o Brasil.
A Kia só mostrou duas silhuetas do veículo e disse que ele foi criado "inspirado pela herança indiana". O modelo provavelmente divide plataforma com o Hyundai Creta, outro sucesso de vendas na Índia e no Brasil, mas só conseguiremos confirmar isso quando o modelo for inteiramente revelado, em 7 de fevereiro.
Por ora, o que podemos dizer é que faz todo o sentido não trazer o Stonic se a ideia for vender por aqui um produto eventualmente maior e mais barato de fabricar, como convém ao baixo poder aquisitivo de nossa população. Só isso explica não haver nenhum plano da marca coreana em participar, ainda neste ano, do segmento de mercado que mais cresce no Brasil e no mundo.