O segmento de sedãs médios pode não andar lá muito bem das pernas, mas isso pouco importa. No exterior, esses carros ainda vendem muito bem e é de lá que virão os novos concorrentes. Dois deles mostrados apenas no Salão de Detroit. Depois de a Volkswagen mostrar o novo Jetta 2019, foi a vez de a Kia revelar o Cerato de quarta geração. Vendido como Kia Forte nos EUA, ele está apenas na terceira geração deste nome por lá.
O novo Cerato segue a mesma receita do Hyundai Elantra, do qual é primo. Ele conservou o entre-eixos de 2,70 m, mas mudou bem as demais medidas. Agora tem 4,64 m de comprimento, contra os 4,56 m do modelo atual, e 428 litros de porta-malas (o atual tem 421 l). Também está mais largo, com 1,80 m (contra 1,78 m) e mais baixo, com 1,44 m (1,46 m), o que mostra pretensões esportivas que seu estilo não nega. O motor do modelo também é velho conhecido do Elantra: o 2.0 de quatro cilindros Nu. Só isso já será motivo mais do que suficiente para ajudar o Cerato, vendido hoje apenas com motor 1.6, insuficiente para seu porte. Ainda mais para compará-lo a um Lamborghini Aventador, como a Kia fez só de brincadeira no vídeo abaixo:
Enquanto nos EUA o motor 2.0 rende 149 cv, ele já foi convertido para usar etanol no Brasil, o que permite que ele entregue 167 cv com o combustível vegetal e 157 cv com gasolina. Mas a explicação vai além disso: o 2.0 Nu de segunda geração usa ciclo Atkinson, o mesmo adotado por híbridos e alguns motores turbinados. Ele aumenta a eficiência energética, ou seja, diminui o consumo de combustível. E pode ser casado a um câmbio manual de 6 marchas ou à IVT, a Intelligent Variable Transmission (transmissão variável inteligente). Ela nada mais é do que uma CVT com corrente, como o antigo câmbio Multitronic da Audi, uma sensação de trocas como a de uma automática convencional e isolamento acústico reforçado. Tudo parte do esforço Smart Stream, de tornar os carros da marca mais eficientes.
Além de trazer estilo mais agressivo no exterior, o Cerato também está com um interior muito mais moderno, com a central multimídia em posição alta, com tela sensível ao toque de 8 polegadas. O novo Cerato também traz carregador de celular por indução, em nicho à frente da alavanca de câmbio.
Produzido no México, o novo Cerato não deve demorar nadinha a chegar ao Brasil, especialmente agora, com o fim do Inovar-Auto. José Luiz Gandini, presidente da Kia do Brasil, deve estar mais do que satisfeito.