Quando uma feira de eletrônicos se torna tão ou mais importante para fabricantes de carro quanto um salão internacional, fique atento. Isso é evidência de uma importante mudança nos rumos da indústria automotiva. E o exemplo mais recente da importância da CES (Consumer Electronics Show) é o conceito elétrico sobre o qual a Kia quis fazer mistério. Sem revelar o nome do veículo, a fabricante coreana diz que ele apresentará uma interface homem e máquina (HMI) nunca antes vista e um sistema de iluminação "motion graphic", algo como gráficos animados, que prevê o potencial destas tecnologias para lançamentos futuros. O cara que escreveu o texto só se esqueceu de combinar com o que tirou as fotos de divulgação, já que elas mostram claramente se tratar da versão puramente elétrica do crossover compacto, que já é vendido em versão híbrida.
Ainda que ele tenha alguns elementos conceituais, o Niro EV deve ter as mesmas dimensões do modelo comum: 4,36 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,53 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, o que quase o torna um modelo médio, certamente maior do que o Stonic, já confirmado para vendas no Brasil. Como se trata de um modelo inteiramente elétrico, as demais especificações técnicas do Niro importam muito pouco. Será preciso aguardar a abertura da CES, a partir de 9 de janeiro, para saber tudo que o modelo oferece em termos de autonomia e desempenho. Mas já se pode dizer que a Kia acertou no estilo, como é tradição da marca desde que esse departamento foi assumido por Peter Schreyer.
Além do Niro EV, a Kia promete mostrar também na CES o que ela chama de "Além da direção autônoma", três cabines de carro interativas que mostrarão como a empresa pretende incorporar novas tecnologias para melhorar a comunicação e a interação entre os ocupantes e os veículos. A empresa cita novos sistemas avançados de auxílio à direção, HMI, mais uma vez, e a primeira conexão 5G em um automóvel.