O Salão de Tóquio também trouxe surpresas interessantes do lado da Honda. Depois de apresentar no Salão de Frankfurt um conceito que causou furor, o Urban EV, a fabricante reservou para o evento a cereja do bolo para sua terra natal. E não falamos apenas do Sports EV, claramente identificado com o conceito anterior, mas de proposta bem mais agressiva. Além do cupê elétrico, a marca também confirmou que o Urban EV será fabricado em série. O primeiro mercado em que ele será oferecido é a Europa, em 2019, que cada vez mais sinaliza que exigirá elétricos em suas ruas. Ao Japão, ele chega pouco depois, em 2020.
Com relação à novidade do evento, o Sports EV não teve nenhuma especificação divulgada. Isso porque ele representa apenas uma visão da Honda com relação ao que um esportivo elétrico deve ser, segundo Takahiro Hachigo, CEO mundial da Honda. Só sabemos que ele deve ter uma aceleração respeitável, como todo modelo elétrico oferece, e um sistema de inteligência artificial que ajudaria o motorista na condução. Foi só o que a Honda se dispôs a dividir com os jornalistas com relação a estes veículos.
Do Urban EV, já sabíamos, por conta do Salão de Frankfurt, que ele tem apenas 3,89 m de comprimento. Quase o tamanho de um VW Gol atual. Ele traz portas suicidas (apenas duas, painel com acabamento em madeira e, a exemplo do Nissan IMx, tem integração com a rede elétrica por meio de "smart grid". Com isso, ele pode se recarregar nos horários de tarifa elétrica mais barata, armazenar energia de eventuais geradores solares ou eólicos e vender eletricidade para a rede em horários de pico. Ou garantir o suprimento de energia em sua casa nos horários de cobrança mais alta, diminuindo sua conta de luz.
Outro conceito mostrado pela Honda no Salão de Tóquio foi a moto Riding Assist-e, versão elétrica da Honda Riding Assist, que viralizou pelo mundo ao mostrar que uma moto pode se equilibrar sozinha sem a ajuda de um giroscópio, mas sim jogando com o cáster. Confira o vídeo da moto conceito anterior, que traz motor a combustão, no vídeo abaixo.