A Jaguar não é a única empresa que percebeu o potencial de seus modelos clássicos. Depois que a marca britânica se decidiu a reconstruir o D-Type, algo que ela anunciou no Retromobile, salão de automóveis antigos realizado todo ano na França, a FCA aproveitou o mesmo palco para dizer que fará algo parecido. A empresa revelou por lá que buscará alguns de seus maiores clássicos para restauração e revenda, algo que ela chama de "Reloaded by Creators" (algo como "refeito pelos criadores"). A começar pelas cinco unidades que estão em exposição no evento francês.
O mais antigo deles é um Lancia Appia Coupé, de 1959. Este 2+2 foi desenhado pela Pininfarina e construído sobre um chassi que a Lancia destinava a carros feitos sob medida. O mesmo do Lancia Appia.
Equipado com um motor 1.1 V4 de 53 cv a 5.200 rpm, ele tinha 4,13 m de comprimento, 1,49 m de largura, 1,31 m de altura e 2,51 m de entre-eixos.
O Lancia Fulvia Coupé Montecarlo, de 1973, foi um carro de rali mítico. Na verdade, o Montecarlo, em específico, foi uma série comemorativa da vitória de Munari e Mannucci na edição de 1972 do rali de Montecarlo. Tinha 3,98 m de comprimento, 1,55 m de largura, 1,30 m de altura e 2,33 m de entre-eixos. Era impulsionado por um motor 1.3, também V4, de 91 cv a 6.000 rpm.
O Spidereuropa Pininfarina, de 1981, tem uma história bacana. Ele é descendente direto do Fiat 124 Sport Spider. Que foi projetado pela Pininfarina e começou a ser fabricado em 1966. De 1975 a 1982, ele foi produzido apenas nos EUA. Em 1982, a Pininfarina decidiu relançá-lo na Itália com o nome Spidereuropa. Com 3,97 m de comprimento, 1,61 m de largura, 1,25 m de altura e 2,28 m de entre-eixos, ele tinha um motor 2.0 de 4 cilindros e 105 cv a 5.500 rpm.
O Alfa Romeo SZ, de 1989, era o Sprint Zagato (daí a sigla). Ele tinha carroceria de plástico reforçado por fibra de vidro e era montado à mão pela Zagato. Seu motor era um 3.0 V6 emprestado da Alfa 75 de 210 cv a 6.200 rpm. Só mil unidades foram fabricadas, todas vermelhas com teto cinza. Tinha 4,06 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,30 m de altura e 2,51 m de entre-eixos.
O mais novinho da turma é o Alfa Romeo Spider, de 1991, que chegou a ter algumas unidades importadas para o Brasil. Equipado com um motor de 4 cilindros 2.0 de 122 cv a 5.800 rpm, o Spider tinha 4,26 m de comprimento, 1,63 m de largura, 1,26 m de altura e 2,25 m de entre-eixos.
Se você quiser ver mais fotos dos veículos, ou mesmo se candidatar a comprar um deles, pode se informar melhor no site FCA Heritage, mais especificamente na seção "Cars for sale".