Já havíamos mencionado que a JAC e que a Volkswagen tinham firmado uma joint-venture na China. E que o primeiro modelo da nova marca seria baseado no T40. Com a abertura do Salão de Pequim, a informação foi confirmada. No lançamento do JAC T40 1.6 CVT, Sergio Habib disse que o modelo elétrico seria exportado para a Europa e vendido sob a marca Seat. Que era, também, a marca que se esperava que ele usasse na China, mas as empresas acharam melhor criar uma nova marca para aquele mercado: a SOL. Que venderá o modelo sob o nome E20X.
Curiosamente, a JAC já vende na China seu próprio elétrico, o iEV7S. Exatamente o mesmo carro, mas sem as mudanças estéticas promovidas pela SOL para diferenciar seu modelo. Tudo neles é igual: das dimensões (4,14 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,56 m de altura e 2,49 m de entre-eixos) à autonomia (300 km). O benefício que a marca chinesa tirou da parceria, aparentemente, foram alguns aperfeiçoamentos mecânicos que a VW realizou no E20X e que foram incorporados aos iEV7S e T40 feitos apenas por ela. A Volks se deu bem ao ampliar sua capacidade de vender elétricos na China com um investimento relativamente baixo. Suficiente para ela mostrar o carro no prestigiado evento Volkswagen Night, que antecede todos os maiores salões do mundo.
Diz a Volkswagen que pretende oferecer 40 modelos totalmente elétricos ou híbridos plug-in fabricados na China até 2025. Com um investimento de € 10 bilhões para a produção destes modelos por lá. O E20X terá preço de cerca de 120 mil renminbi, o que dá algo em torno de US$ 19 mil. No Brasil, Habib estimou que o E20X custaria cerca de R$ 150 mil, o que inviabiliza suas vendas por essas bandas. Ainda que ele seja um dos elétricos mais baratos do mundo.