A Tesla começou carreira com um modelo esportivo. Sabia que a mudança de paradigma de modelos com motor a combustão para elétricos tinha de ser atraente. E nada melhor do que provar que um carro elétrico podia ser tão divertido de dirigir (ou mais) do que um veículo convencional. A Volkswagen parece querer seguir na mesma linha. E, pouco depois de anunciar que fará os primeiros protótipos do I.D. em abril, a marca apresentou o carro que construiu para bater o recorde da subida de montanha mais famosa do mundo, a Pikes Peak, que acontece no próximo da 24 de junho. Não à toa, o modelo se chama I.D. R Pikes Peak.
Sem detalhar o carro, até para não dar muitas dicas à concorrência, a VW diz apenas que ele tem tração nas quatro rodas. E que pretende bater o recorde para elétricos estabelecido por Rhys Millen em 2016, com o e0 PP100: 8:57,118 minutos para percorrer os 19,99 km que separam o começo da prova, a 2.800 m de altitude, até os 4.300 m. "Queremos estar na vanguarda da eletromobilidade com a VW e com a família I.D. Competir na subida de montanha mais famosa do mundo com o I.D. R. Pikes Peak não tem apenas um significado simbólico, mas é também um teste valioso para o desenvolvimento de carros elétricos", disse Frank Welsch, membro do conselho de administração do grupo VW responsável por desenvolvimento.
Além de ser um embaixador da família I.D., o carro de corrida também seria uma prova da aproximação entre a divisão R da Volkswagen e o pessoal da Volkswagen Motorsport. O primeiro I.D. será produzido a partir de novembro de 2019 na fábrica de Zwichau. Falta apenas sabermos quem vai dirigir o Volkswagen elétrico na subida de Pikes Peak. Seja qual for o piloto, ele terá uma pressão danada por bons resultados. Ou, mais exatamente, pelo recorde no trajeto.