O Peugeot 206 é um dos modelos mais icônicos da montadora francesa, lançado mundialmente em 1998 como sucessor do Peugeot 205, trazendo um design moderno e inovador que rapidamente conquistou o público e foi sucesso na Europa e em diversos mercados ao redor do mundo e no Brasil, graças ao seu design atraente, sua tecnologia avançada e preço competitivo.
A chegada do Peugeot 206 ao Brasil ocorreu em 1999, inicialmente importado da França. Durante sua trajetória no país, o 206 recebeu diversas atualizações e versões, incluindo carrocerias hatch, sedã (206 Passion), perua (206 SW) e Picape (Hoggar). Foi um dos primeiros compactos a oferecer tecnologias como câmbio automático e motores flex.
Impactos Positivos: O Peugeot 206 ajudou a aumentar a competitividade no segmento de hatches compactos, oferecendo um design moderno e uma boa relação custo-benefício e com ele a marca conseguiu expandir sua presença no Brasil, se tornando um dos modelos mais vendidos da marca no país.
Impactos Negativos: Com o tempo, os carros da Peugeot, incluindo o 206, passaram a ser conhecidos por uma desvalorização acentuada no mercado de usados, muitos consumidores enfrentaram dificuldades com a manutenção dos veículos, o que afetou negativamente a reputação da marca. A combinação de desvalorização e problemas de manutenção levou a uma queda nas vendas ao longo dos anos.
Produção Local: Devido à alta demanda pelo modelo, a Peugeot decidiu nacionalizar sua produção em 2001, estabelecendo a fabricação do 206 na planta de Porto Real, no Rio de Janeiro. A produção local permitiu reduzir os custos e tornar o carro ainda mais competitivo no mercado nacional. A produção do 206 foi encerrada em 2009.
Reestilização: Enquanto o Peugeot 206 recebia uma nova geração na Europa, a versão brasileira passou por uma reestilização significativa em 2008, quando foi lançado como Peugeot 207 Brasil, conhecido popularmente por 206,5. O modelo recebeu novos para-choques, faróis em novo formato, lanterna com novas lentes e novos materiais de acabamento.
O Peugeot 206 e 207 foi um sucesso de vendas no Brasil, especialmente nos anos 2000. Durante seu período de comercialização, o 206 vendeu aproximadamente 250.000 unidades no Brasil. O design do Peugeot 206 foi assinado pelo famoso estúdio italiano Pininfarina, conhecido por criar carros icônicos como Ferrari F40, Ferrari Dino 246 GT e Ferrari 250 GT Lusso. O compacto também ganhou uma versão conversível e participou de rally e jogos de vídeo game.