Em 2016, um ano fraco em vendas, foram vendidos 1.091 modelos híbridos ou elétricos no Brasil. Pode parecer pouco, mas era um volume 28,95% melhor do que o de 2015, quando 846 unidades de modelos deste tipo foram comercializados, segundo a Anfavea. Ainda que a indústria automobilística brasileira não pareça ter grande simpatia por essa solução, é como diz o ditado: "Em meio à enchente, jacaré é tronco". E ela deve ter enxergado a oportunidade. Tanto que, só até novembro, foram vendidos 2.946 carros híbridos e elétricos no Brasil. Ainda pouco, mas note o tamanho do salto: o crescimento foi de 170%. O número, em si, é 2,7 vezes melhor que o de 2016. Demanda existe, ainda mais considerando que o híbrido mais barato do mercado brasileiro, o Toyota Prius, custa R$ 126.600. E que seu competidor mais próximo é o Ford Fusion Hybrid, vendido a R$ 160.900, mas disponível por cerca de R$ 150 mil, de acordo com Preço KBB™.
O grosso destes números vem do modelo da Toyota. Só ele responde por 2.206 unidades, segundo dados da Fenabrave. O restante é dividido pelo sedã da Ford, pelos BMW i (i3 e i8) e por alguns outros modelos híbridos da Porsche. O que mostra que o brasileiro não é nada avesso às tecnologias em si. Pelo contrário: muita gente adoraria ter um carro com consumo de diesel para uso na cidade. Ou até mesmo um que não precisasse de reabastecimento, no caso dos elétricos e dos híbridos plug-in. O que o brasileiro não tem é dinheiro suficiente para levar as opções disponíveis para a garagem a não ser a mais barata delas. O que aconteceria se a Nissan trouxesse para cá os e-Power? Pois o pessoal do iG disse que existem planos para o Kicks com essa tecnologia, que dispensa o carregador e recarrega as baterias apenas com um pequeno motor a combustão. O consumo, com isso, é equivalente a 34 km/l. A marca japonesa já prometeu vender aqui o Leaf. E deve vir dela a segunda grande leva de estímulo a veículos elétricos no Brasil. O aumento nos números de vendas deste tipo de automóvel no Brasil parece estar apenas começando. E começando bem.