Nesta segunda (21), a Volkswagen apresentou a linha 2019 do Gol e do Voyage. Além de um tapa no visual, com a adoção da mesma dianteira da VW Saveiro, já adotada pelo antigo Gol Track, havia também a expectativa de que Gol e Voyage passassem a oferecer câmbio automático, algo confirmado pelo próprio presidente da Volkswagen, Pablo Di Si, em entrevista ao pessoal do Uol em abril deste ano. Mas isso deve ocorrer apenas no segundo semestre, depois de as pessoas já terem se acostumado à nova aparência do hatch e do sedã.
Com motores 1.0 e 1.6 8V, que a Volkswagen estranhamente chama de MSI, nome que era reservado ao 1.6 16V, Gol e Voyage passaram a ter apenas uma versão, que nem nome tem. A 1.6 16V com câmbio automático de 6 marchas seria chamada de Exclusive tanto no Gol quanto no Voyage, segundo reportagem da turma do Motor1. No caso das versões 1.0, o motor passou a oferecer 84 cv em vez de 82 cv com etanol. Com gasolina, a potência segue a mesma: 75 cv.
Depois das mudanças, o Gol 1.0 passou de R$ 43.840, na antiga versão Trendline, para R$ 44.990, um aumento de R$ 1.150. O 1.6, também na antiga versao Trendline, custava R$ 49.350 e agora será vendido por R$ 50.780, com R$ 1.430 de acréscimo. No caso do Voyage, as mudanças foram de R$ 51.200 para R$ 52.640 (mais R$ 1.440), para o 1.0, e de R$ 54.690 para R$ 56.640 (mais R$ 1.950). De série, os modelos contam com travas e vidros dianteiros elétricos, ar-condicionado, alerta de faróis acesos, desembaçador traseiro, ESS (Emergency Stop Signal, que avisa sobre frenagens de emergência), banco do motorista com regulagem de altura e direção hidráulica. Nem alça de segurança, o famoso PQP, é oferecido. Em suma, a medida certa para as necessidades de frotistas, como locadoras de veículos.
Quem quiser um carro um pouco mais equipado terá de partir para o pacote "Urban Completo", que coloca rodas de liga leve de aro 15 tanto no modelo 1.0 quanto no 1.6, retrovisores elétricos e com repetidores de direção, alarme, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos nas portas traseiras, faróis de neblina, ajuste de altura e distância da couna de direção e mais umas perfumarias estéticas. Rádio vem só com o pacote “Interatividade Media Plus”. Mas, como ninguém mais quer um simples rádio, mas sim uma central multimídia, o pacote que mais deve ser vendido é o “Interatividade Discover Media”, com uma tela sensível ao toque de 6,3 polegadas. A Volkswagen não divulgou o preço dos pacotes.