A Volkswagen resolveu rasgar o verbo nesta segunda (4) na Argentina. Fez isso mostrando aos jornalistas locais, como o Carlos Cristófalo, do Argentina Autoblog, a imagem acima, que destrincha todos os 18 lançamentos previstos pela marca alemã para a América Latina até 2020. Cristófalo gentilmente nos autorizou a publicar sua foto, que mostra haver modelos para todos os gostos e bolsos, mas os que mais chamam nossa atenção são o Tarek e o A00. Eles são nada menos que o novo crossover médio da marca, conhecido como Tharu, e a nova geração do Gol, que será fabricada sobre a plataforma MQB A0, como seu nome de projeto confirma sem margem para dúvidas.
Tarek, um protótipo de rali da Volkswagen nos anos 2000, pode ser apenas o nome de projeto do Tharu. Ou seu nome final, mas, considerando que os nomes de projeto são mais frequentes nesta apresentação, preferimos não arriscar nenhum palpite. O novo modelo ficará acima do T-Cross, também confirmado pela imagem acima. Ambos serão fabricados sobre a plataforma MQB, sendo que o Tarek/Tharu deverá se basear no Skoda Karoq. Mais espaçoso que o T-ROC, mas mais em conta, o Karoq só não chega aqui exatamente como é porque a Skoda não é vendida no Brasil, mas a marca tem uma reputação de ótimo custo-benefício quase imbatível na Europa e nos mercados em que atua.
Além destes dois crossovers, a Volkswagen também investirá nos extremos. Trará, por exemplo, o Atlas, fabricado nos EUA, como seu SUV topo de linha. E também fabricará por aqui o A0 CUV, nome de projeto do Taigun, que já é chamado de T-Track. Ao contrário do que se supunha inicialmente, ele não será feito sobre a plataforma do up!, a NSF, mas sim com MQB A0. Faz todo o sentido. Afinal de contas, a MQB foi criada para maximizar ganhos de escala, mas, para isso, ela precisa ser usada em todos os produtos nos quais for indicada, ou seja, todos os modelos de tração dianteira com motor transversal. Com ele, a Volkswagen estará presente com crossovers entre os subcompactos, os compactos, os médios, os médio-grandes e os grandes. Serão 5 modelos, incluindo o Tiguan de nova geração, provavelmente na configuração Allspace, para 7 passageiros.
Entre os demais lançamentos, estão confirmados também a nova geração da Saveiro, chamada de Saveiro NF (de NachFolger, sucessor em alemão, ou Neue Familie, nova família) provavelmente do mesmo porte da Fiat Toro e com plataforma MQB, as versões GTS do Polo e do Virtus, mais esportivas, possivelmente com motor 1.4 TSI, Gol e Voyage AQ, que o pessoal do Argertina Autoblog aposta serem versões automáticas, com câmbio Tiptronic AQ, e as reestilizações do Golf e do Passat (tratadas por PA). Vale lembrar que, para o Brasil, foram prometidos 20 lançamentos. E que o Fox Connect e o Xtreme já foram apresentados por aqui, o que mostra que faltam na lista argentina 4 modelos que chegarão aqui. Seriam eles o e-Golf e o Golf GTE? O Arteon e o Touareg? Aguardemos o próximo surto de sinceridade da marca alemã para responder a essas dúvidas.