Apesar de todo o ceticismo que ainda cerca o assunto, especialmente no Brasil, a Volkswagen deu um sinal inequívoco do que já dissemos por aqui: o futuro é elétrico. Para se preparar para esse novo mundo, a marca anunciou, em sua conferência anual de imprensa, que terá 16 fábricas de veículos elétricos até 2022. Se parece muito, saiba que o grupo já tem 3 fábricas encarregadas destes produtos e que, em apenas dois anos, pretende ter mais 6, dobrando a capacidade atual e chegando a 9 fábricas já em 2020.
Com planos de mostrar "um novo modelo elétrico por mês" a partir de 2019, Matthias Müller, CEO do grupo Volkswagen, disse que já foram feitos contratos com fornecedores de baterias na Europa e na China, em um total de € 20 bilhões. A empresa admite que ainda procura um fornecedor para a América do Norte. Tudo parte do chamado "RoadMap E", a estratégia da empresa em estar presente de modo relevante no mercado de carros elétricos. Segundo Müller, o plano é de construir 3 milhões de elétricos por ano em 2025 e de ter 80 modelos a oferecer, contando todas as marcas do grupo, entre as quais temos Seat, Skoda, Porsche, Audi, Bentley, Lamborghini e a própria Volkswagen. "É assim que pretendemos oferecer a maior linha de veículos elétricos do mundo, ao longo de todas as nossas marcas e regiões, em apenas alguns anos", disse o CEO.