Se o Nissan Sentra não vende muito bem no Brasil, na China ele costuma fazer o Toyota Corolla comer poeira. O que é um consolo e tanto, considerando que a China é o maior mercado de carros do mundo. Talvez seja por isso que a primeira imagem da nova geração do sedã médio tenha aparecido por lá. Obra do pessoal do site chinês Autohome, que também revelou o Prisma e o novo Chevrolet Tracker em fotos e em dados técnicos. Com o Sylphy, nome que o Sentra recebe na China, não foi nada diferente, ainda que as fotos do Nissan sejam menores e de menos qualidade.
O novo Sentra/Sylphy terá 4,64 m de comprimento. Apenas 1 cm a mais do que o atual chinês, ganho todo ele transferido para a parte que interessa: o entre-eixos. Antes em 2,70 m, ele agora chega a 2,71 m. O Sentra teve ganhos mais expressivos em largura (1,82 m, contra 1,76 m) e em altura (1,50 m, contra 1,45 m). O motor no mercado chinês, que costumava ser um 1.6 de 4 cilindros naturalmente aspirado, teria tido sua potência elevada para 139 cv. Não sabemos se foi com o uso de um turbocompressor, se foi erro do Autohome ou se foi alguma bela obra de engenharia como a que a Ford fez com seu motor 1.5 Dragon, que tem 137 cv com etanol.
Com uma coluna C cortada por um aplique em black piano, o novo Sentra lembra o novo Altima, primeiro modelo Nissan com o revolucionário motor VC-T. Quando dados e fotos vazam deste modo, não leva muito tempo para o carro começar a ser vendido. Espere pela apresentação do Sentra ainda este ano. E, se pensar em comprar um, vá com um seminovo. Ou peça um bom desconto no zero.