A sexta geração do Nissan Altima, apresentada nesta quarta (28) no Salão de Nova York, poderia chamar a atenção pelo novo estilo, mais agressivo que o do modelo atual. Ou por seu jeitão cupê. Mas o que o sedã médio-grande da Nissan tem de mais interessante é o fato de ser o primeiro modelo da marca a trazer o motor VC-Turbo, que estreou no Infiniti QX50, revelado ao mundo no último Salão de Los Angeles. Esperava-se que ele aparecesse sob o capô de outros Infiniti antes de ir para a Nissan, mas ele não demorou nada a chegar à marca de volume. E chegou a um dos modelos mais vendidos da marca nos EUA, atrás apenas do crossover Rogue.
O motor VC-Turbo é um 4-cilindros 2.0 com turbocompressor e injeção direta que pode variar sua taxa de compressão de 8:1 até 14:1. Com isso, ele rende 272 cv a 5.600 rpm e tem um torque de 38,8 kgfm a 4.400 rpm. Seria espetacular se esse motor pudesse ser associado ao ciclo SPCCI que a Mazda desenvolveu, o que lhe daria uma eficiência inigualável entre os motores a combustão. Só com a compressão variável, a Infiniti diz que ele já é 35% mais econômico do que um V6 de potência e torque equivalentes. Confira no vídeo abaixo seu funcionamento.
O VC-Turbo equipa agora um sedã de 4,90 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,44 m de altura e 2,82 m de entre-eixos, com suspensão independente nas quatro rodas e rodas de aro 16 a 19. O que se vê nas fotos, e que não fez sucesso em sua geração anterior no Brasil, em boa medida pela crise econômica em que o Brasil se meteu nos últimos anos. A sexta geração podia tentar a sorte novamente por aqui. Se não por algum sucesso anterior, pelo menos para dar aos brasileiros o gostinho de um motor que é o estado da arte da engenharia.