Há quase um ano, antes de a Toyota lançar no Brasil o Yaris, cantamos a bola de que a marca provavelmente traria para cá também a versão aventureira do modelo que era então apresentada na África do Sul. Chamada por lá de Cross, ela não tinha suspensão elevada, algo que achamos que a Toyota corrigiria com a versão brasileira. Nada feito. A versão se chamará X Way em nosso mercado e tem o preço de R$ 78.990. São R$ 3.100 a mais do que cobra a versão XS (R$ 75.890) com o motor 1.5 e a CVT, mesma configuração do X Way, mas só R$ 3.000 a menos do que o valor que a versão XLS (R$ 81.990) exige. E a XLS traz teto solar, algo que a X Way não tem.
Para tentar atrair clientela, o X Way oferece barras de teto, rodas de liga leve com acabamento escuro, protetores de para-lamas e frisos nas portas. Basicamente isso. Um conjunto que tende a agradar apenas aqueles que compram de olho nas aparências e não na utilidade dos equipamentos a mais. Olhando a coisa friamente, e sem algo mecânico que justifique o estilo, o preço do X Way deveria estar mais próximo do adotado pela versão XS do que o da versão XLS. Talvez estejamos diante de um novo caso como o do Etios Cross, com vendas nos mesmos patamares.