No último dia 11, os sul-africanos receberam o novo Yaris, modelo que já teve sua produção confirmada para o Brasil. E lá também foi mostrada uma versão que certamente faria um sucesso razoável por aqui, o Yaris Cross. O modelo das fotos desta reportagem. Ainda que ele seja mais um modelo de aparência do que um aventureiro à moda brasileira. Por aqui, ele receberia o merecido título de "aventureiro de botique".
Enquanto o Yaris tem vão livre de 14 cm, na África do Sul, o Cross tem exatamente a mesma distância em relação ao solo. E mantém todas as demais medidas do hatchback compacto, com 4,15 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,48 m de altura e entre-eixos de 2,55 m. O porta-malas é de 310 l e o motor é o conhecido 1.5 que já equipa o Etios no Brasil.
O Yaris Cross se destaca dos demais apenas pelas proteções plásticas sobre as caixas de rodas e por alguns detalhes no interior. Curiosamente, na África do Sul ele é vendido exclusivamente com o câmbio manual de 5 marchas. A transmissão CVT é exclusiva da versão Xs 1.5, que custa os mesmos 268.500 rand do Yaris Cross, pouco mais de R$ 72.950. De série, o modelo vem com controle de estabilidade e tração, airbags frontais, Isofix e assistente de partida em rampa.
Ainda que faça a linha "me engana que eu gosto", o Yaris Cross agradaria em cheio aos clientes mais interessados em aparência do que em funcionalidade. E o Brasil está cheio deles, algo que a Toyota sabe bem por conta do Etios Cross, modelo que também não tem suspensão elevada em relação às versões "paisanas". Bem que ela poderia mudar de ideia com seu futuro hatchback compacto, mas nada justifica o esforço se ela vende sem precisar dele.
Ina