"El SUV de los compactos". É deste jeito, apenas traduzindo o mote usado no Brasil para o espanhol, que a Renault está apresentando o subcompacto aventureiro Kwid para os argentinos. Sem um Inmetro que a ajude a chamar o modelo de SUV, a marca francesa é bem mais cautelosa em sua introdução naquele país, dizendo que ele tem vão livre "similar ao de SUVs médios". O Kwid já tem até site oficial, o kwid.renault.com.ar, e foi apresentado a concessionários e a alguns meios de comunicação nesta segunda por lá, segundo o Argentina Autoblog.
Se seguir entre os argentinos a mesma estratégia que adotou no Brasil, a Renault usará o site oficial para iniciar o processo de pré-venda do modelo. Provavelmente com o mesmo intervalo de tempo. Por aqui, o processo foi aberto em 9 de junho e o modelo foi lançado em 3 de agosto. Estes 2 meses podem ser suficientes para que haja sobra de unidades para entregar a nossos vizinhos.
No Brasil, o processo de pré-venda teve uma procura muito acima da esperada. Prevista para 400 unidades, ela terminou com possibilidade de encomendar até 10 mil Kwid. A previsão de entrega era para o final de novembro, mas, curiosamente, a Renault conseguiu colocar 10.358 unidades do Kwid nas mãos dos clientes apenas em setembro. O caso é que as vendas continuam fortes, tanto que, mesmo sem as vantagens da pré-venda, a nova previsão de entrega no Brasil chega a março. Resta saber se a Renault terá Kwid para entregar aos argentinos a partir de janeiro. E quanto o subcompacto custará por aquelas bandas.