O mercado espera pelo Porsche Cayenne Coupé há muito tempo. Há alguns dias, surgiram esboços do modelo que pareciam oficiais. Que a apresentação do modelo, nesta quinta (21), confirmou que eram. O belo SUV, chamado por muitos de resultado do cruzamento entre um 911 e um Cayenne, amplia ainda mais a oferta da Porsche entre os SUVs. E dá à marca um modelo intermediário entre a tradição do esportivo mais longevo do mundo e a praticidade do modelo que salvou a Porsche de desaparecer.
O Porsche Cayenne Coupé tem 4,94 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,68 m de altura (1,65 m, no caso do Turbo) e um entre-eixos de 2,90 m. Ele é pouca coisa mais comprido (4,92 m), mais largo (1,98 m) e mais baixo (1,70 m) do que o Cayenne convencional, o que poderia nos fazer até questionar se ele será tão diferente assim do que já é vendido. Mas basta olhar atentamente para a coluna C do Cayenne Coupé para notar o quanto ela é mais inclinada e dinâmica do que a do Cayenne. E isso, inacreditavelmente, faz toda a diferença.
O Cayenne Coupé foi apresentado em duas versões. A comum é equipada com um motor V6 3.0 turbinado de 340 cv e 45,9 kgfm que o leva à máxima de 243 km/h e a um 0 a 100 km/h de 6 s. A Turbo é uma nomenclatura que passou a não fazer sentido nenhum depois que todos os motores da marca começaram a vir com turbocompressores. De todo modo, ela vem com um V8 4.0 de 550 cv e 78,5 kgfm que vai de 0 a 100 km/h em absurdos 3,9 s e à máxima de 286 km/h. Lembre-se que estamos falando de um carro de quase 5 m, com mais de 2 toneladas.