Apresentado no exterior há pouco menos de um ano, em agosto de 2017, o Porsche Cayenne de 3ª geração levou tudo isso de tempo para começar a ser vendido no Brasil. Nesta terça (14), a fabricante alemã anunciou as vendas do SUV médio no país. Por preços que começam em R$ 423 mil, para o modelo com motor V6 3.0 naturalmente aspirado de 340 cv e 45,9 kgfm. A versão intermediária, a Cayenne S, traz um motor V6 2.9 turbinado de 440 cv e 56,1 kgfm e será vendida a R$ 523 mil. A topo de linha, a Cayenne Turbo, adota um motor V8 4.0 de 550 cv e 78,5 kgfm e um preço de respeitáveis R$ 733 mil.
O novo Cayenne tem 4,92 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,70 m de altura e 2,90 m de entre-eixos, com um porta-malas de 770 litros. Também traz eixo dianteiro e traseiro com larguras diferentes, eixo traseiro esterçante, faróis de LED em todos os modelos, sistema elétrico de 48V e de 12V, um sistema eletrônico de estabilização da carroceria, chamado de Porsche Dynamic Chassis Control, ou PDCC.
A cereja do bolo é o Porsche Surface Coated Brake (PSCB), um sistema de freio que usa discos de freio tradicionais, de ferro fundido, revestidos por carboneto de tungstênio. O novo revestimento aumentaria o coeficiente de fricção, melhorando a frenagem, e também reduziria o desgaste das pastilhas, com produção menor do famoso pó preto dos sistemas de frenagem a disco. Opcional, o PSCB só pode ser usado com rodas de aros 20 e 21. Ele é um intermediário entre os freios comuns e os carbocerâmicos, chamados de PCCB. A Porsche não informou se o PSCB será oferecido por aqui, mas é muito provável que sim. Os compradores do carro também devem estar ansioso pelas vendas do Cayenne E-Hybrid, mostrada agora em maio. Se a Porsche mantiver o ritmo, ele chega aqui só no ano que vem. E não nos surpreenderá se for um dos carros mais eficientes do mercado brasileiro...