O homem mais rápido do mundo na história sobre uma bicicleta foi o britânico Bruce Bursford, que atingiu 334 km/h depois de ser rebocado e protegido contra o vento por um veículo. O método de ser rebocado não parece ser exatamente legítimo, mas tem muita gente que o utiliza e estabelece marcas com ele. O recorde mais recente a ser quebrado não foi o mundial, que talvez nunca caia. Foi o europeu, batido por outro britânico, Neil Campbell. Com a ajuda de um Porsche Cayenne Turbo de nova geração, o ciclista conseguiu atingir a marca de 240,05 km/h. E pensar que há carros que não chegam a essa velocidade...
O processo para a quebra do recorde envolve não ficar ligado ao automóvel o tempo todo. No caso de Bursford, ele foi rebocado até a velocidade de 160 km/h. Depois disso, a bicicleta foi desconectada do automóvel, que continuou à frente para cortar o ar, e Bursford pedalou até os 334 km/h com uma bicicleta de fibra de carbono que não pesava mais do que 5 kg, a Ultimate. No de Campbell, a Moss Bikes criou uma bicicleta de entre-eixos mais longo, com pneus especiais e peças de fibra de carbono e de impressão em 3D. E o Cayenne o rebocou até os 177 km/h. Segundo a equipe, porque o autódromo em que a tentativa de quebra de recorde aconteceu, o de Elvington, em Yorkshire, tem uma reta relativamente curta, de apenas 3,2 km. Veja abaixo a quebra do recorde.
Se tivesse uma reta mais longa, é bem possível que Campbell tivesse conseguido uma marca melhor de velocidade, mas isso não parece ter deixado o cara chateado. Nem a Porsche, que aproveitou o feito para promover seu SUV.