A Porsche arranjou um jeito espetacular de dizer que não mostrará a nova geração do 911 no Salão de Genebra. Mais do que uma negativa, ela apresentou um senhor automóvel, que, a bem dizer, é o canto do cisne do 911 atual. Trata-se do novo 911 GT3 RS, um modelo que pode ser usado tanto nas ruas quanto nas pistas, mas que prefere claramente as últimas. E as prefere à moda antiga, sem motores turbinados. Seu tradicional 6-cilindros boxer, de 4 litros, é capaz de render 520 cv só girando alto (até as 9.000 rpm). E, como é o canto do cisne, ele é lindo de morrer, como você pode conferir no vídeo desta matéria.
Com os 520 cv e a conhecida caixa PDK, automatizada de dupla embreagem com 7 marchas, o novo 911 GT3 RS é 20 cv mais forte do que seu antecessor. Curiosamente, com o pacote de alívio de peso Weissach e rodas de magnésio, ele fica com 1.430 kg, ou 10 kg mais pesado que o GT3 RS anterior. Sua velocidade máxima, de 312 km/h, é apenas 2 km/h maior que a do antecessor, mas ele vai de 0 a 100 k/h em 3,2 s, ou 0,1 s mais rápido. Culpa também das melhorias aerodinâmicas.
Com bancos-concha de fibra de carbono, isolamento acústico reduzido e o pacote Clubsport sem custo adicional, o 911 GT3 RS proporciona uma experiência mais próxima da de um carro de corrida do que da de um automóvel de passeio. Para isso, vale dizer, já existe o 911 Carrera. O pacote Clubsport inclui santantônio, preparação para interruptor para desconexão da bateria, extintor manual e cintos de segurança de 6 pontos. As rodas do 911 GT3 RS são de aro 20 na dianteira, com pneus 265/35 R20, e de aro 21 na traseira, com largas patas 325/30 R21. As rodas de trás também esterçam.
Na Alemanha, o novo superesportivo já está à venda e custa a bagatela de € 195.137, incluindo impostos. Por aqui, ele deve chegar no terceiro semestre de 2018, a preços ainda não revelados, mas certamente muito mais salgados. Para variar...