A Geely anunciou o lançamento do EX2 no Brasil. O modelo elétrico chega para ampliar o portfólio da marca no país, que já conta com o SUV EX5, apresentado em julho. De acordo com dados do INMETRO, o EX2 é o veículo mais eficiente do mercado nacional considerando modelos elétricos, híbridos e a combustão.
Segundo a empresa, o objetivo é oferecer uma opção de entrada no segmento de mobilidade elétrica. O EX2 é líder de vendas na China no seu segmento.
Recursos e equipamentos
O EX2 pode trazer, conforme a versão, sistemas de assistência avançada ao motorista (ADAS), câmera panorâmica de 540 graus, banco do motorista com ajuste elétrico e teto com pintura contrastante.
Projeto e dimensões
O modelo mede 4,13 metros de comprimento, 2,65 metros de entre-eixos e 1,80 metro de largura. O porta-malas tem capacidade de 375 litros, podendo chegar a 1.320 litros com os bancos traseiros rebatidos. Há ainda um compartimento adicional dianteiro de 70 litros.
A cabine comporta cinco ocupantes e utiliza a plataforma GEA, que permite piso traseiro plano. O veículo possui 36 espaços de armazenamento, incluindo porta-luvas em formato de gaveta e compartimento sob os bancos traseiros.
Interior e tecnologia
O EX2 adota o sistema de cabine FLYME Auto, com painel digital de 8,8 polegadas e central multimídia de 14,6 polegadas. O chip automotivo inclui CPU de oito núcleos, 6 GB de RAM e armazenamento de 64 GB.
O sistema oferece espelhamento por CarbitLink e será atualizado futuramente para Android Auto e Apple CarPlay, segundo a marca.
O console central inclui carregador por indução de 15W. A versão MAX acrescenta iluminação interna configurável e outros itens.
Motorização e desempenho
O motor elétrico traseiro integra 11 componentes em um único conjunto, pesa 55 kg e tem eficiência energética de 89,2%. O EX2 entrega:
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116 cv
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150 Nm de torque (15,3 kgfm)
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0 a 100 km/h em 10,2 s
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0 a 50 km/h em 3,9 s
Há três modos de condução: Eco, Comfort e Sport.
O modelo tem tração traseira e esterçamento de até 41 graus nas rodas dianteiras, resultando em raio de giro de 9,9 metros. A suspensão é independente nas quatro rodas (McPherson na dianteira e multilink na traseira).
Os freios a disco contam com regeneração de energia. A distância de frenagem de 100 a 0 km/h é de 36,9 metros.
Eficiência energética e bateria
Com 0,39 MJ/km, o EX2 é o veículo de maior eficiência energética do país segundo o INMETRO.
A bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) tem 39,4 kWh e autonomia de até 289 km (INMETRO).
O sistema aceita recarga rápida DC de até 70 kW, chegando de 30% a 80% em 21 minutos. A função V2L fornece até 3,3 kW para uso externo de eletrônicos.
A bateria integra estrutura de múltiplas proteções e é refrigerada a líquido. A carroceria tem 64% de aço de alta resistência e rigidez torcional de 23.000 Nm/grau.
Versões e itens de série
O EX2 será vendido em duas versões: PRO e MAX. Ambas incluem:
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Faróis e lanternas em LED
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Ar-condicionado digital com saída traseira
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Conexão CarbitLink
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Freio de estacionamento elétrico com Auto Hold
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Controle de cruzeiro
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Câmera de ré
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Seis airbags
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Controle de estabilidade, tração, anticapotamento e assistente de partida em rampa
A versão MAX adiciona:
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Pacote ADAS (ACC, LDW, AEB, farol alto automático)
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Câmera panorâmica 540°
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Rodas aro 16
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Áudio com seis alto-falantes
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Iluminação ambiente
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Banco do motorista elétrico
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Carregador de celular por indução
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Funções remotas via aplicativo
Cores e garantia
O modelo será oferecido em quatro cores: verde Pistachio, cinza Street, branco Horizon e prata Urban.
A garantia é de 6 anos (ou 150 mil km) para o veículo e 8 anos (ou 150 mil km) para a bateria.