Você se lembra do Citroën Berlingo? Ele chegou em uma época em que minivans e furgões eram novidade no Brasil. Tanto que a Fiat até se aventurou a fabricar um deles por aqui, o Doblò. Mas, ágil como era, a marca italiana logo percebeu que precisaria de mais do que isso para fazer o modelo emplacar. E criou uma versão Adventure para o modelo. Pois a Citroën, que acaba de apresentar a terceira geração do Berlingo, também aprendeu uma dura lição: "Se não pode vencer os SUVs, junte-se a eles". E foi mais ou menos isso que a marca francesa fez, fazendo com que o novo Berlingo lembrasse bastante o antigo Doblò. Não só pela proposta aventureira, mas pela oferta de versões de 5 e 7 lugares. No caso do furgão francês, com duas carrocerias diferentes.
O novo Berlingo 2019 será vendido na Europa em dois tamanhos: M e XL. O M tem 4,40 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,84 m de altura (contando o rack no teto) e 2,78 m de entre-eixos. O porta-malas comporta generosos 775 l.
O XL ganha 35 cm e vai para 4,75 m, com entre-eixos de 2,97 m. Com isso, o porta-malas chega a incríveis 1.050 l com a terceira fileira de bancos rebatida.
Construído sobre a nova plataforma modular EMP2, a mesma da C4 Picasso, o Berlingo traz como novidade a adoção de um câmbio automático de 8 marchas. Isso para as versões equipadas com o motor 1.2 PureTech de 130 cv. A 1.2 PureTech de 110 cv vem com o automático de 6 marchas. Na Europa, as opções diesel são mais abundantes, ainda que todas sejam equipadas com o motor 1.5 BlueHDi. Há oferta de potência de 75 cv (manual de 5 marchas), 100 cv (manual de 5 marchas) e 130 cv (manual de 6 marchas ou automático de 8).
Com uma área envidraçada de 6,4 m², o Citroën Berlingo tem teto solar panorâmico e uma série de equipamentos de segurança, como controlador de velocidade adaptativo, câmera de ré com visão em 180°, controle de estabilidade de reboque, monitor de ponto cego e monitoramento de sonolência do motorista. Além da aparência mais parruda, o modelo também tem um recurso off-road: o Hill Assist Descent, que controla a velocidade de descida em pisos ruins.
Dotado de uma quantidade impressionante de porta-trecos, como sob o assoalho e na parte de cima do porta-malas, visto acima, o Berlingo tem como mote dizer que não inventou a família, mas que é o melhor carro para acompanhá-la. Resta saber se a Citroën acredita que ele é bom também para as famílias sul-americanas.