O Nissan Leaf de segunda geração já teve seu passaporte carimbado para o Brasil em outubro do ano passado, mas isso não quer dizer que não houvesse expectativa quanto à data oficial de sua chegada. Pois ela já não existe mais. O modelo será mostrado no Brasil pela primeira vez na sexta (9), provavelmente como a estrela de um evento que a marca japonesa chama de "Nissan Futures".
O comunicado oficial sobre o evento, que será transmitido pelo Facebook e demais redes sociais da Nissan, diz o seguinte: "A Nissan, líder mundial no segmento de veículos elétricos, apresenta nesta sexta-feira, 9 de março, no evento Nissan Futures, sua visão sobre o futuro da mobilidade na América Latina, além de compartilhar novidades para a região". E a imagem, estilizada, mostra o Leaf. Mas não deve se limitar a ele.
Como a Nissan também anda falando em trazer o sistema e-Power para cá, é possível que ela aproveite o evento para fazer o anúncio oficial do modelo que o estreará no mercado brasileiro. As apostas recaem hoje sobre o Kicks.
ATUALIZAÇÃO
Conforme antecipamos, o Nissan Futures tratou basicamente da chegada do Leaf a vários países da América Latina. Além do Brasil, ele também será vendido na Colômbia, Costa Rica, Equador, Chile,Uruguai, Porto Rico e Argentina, primeiro país aonde ele deverá chegar. Mas erramos ao dizer que ele seria apresentado aqui: a Nissan perdeu a oportunidade de mostrar o carro à imprensa. E de transmitir o evento pelo Facebook e demais redes sociais. Ficou tudo restrito aos presentes ao evento, que não tiveram a chance de ver o carro ao vivo. Talvez porque a Nissan já tenha aproveitado uma viagem ao Japão para permitir que alguns deles o dirigissem, como o pessoal da Quatro Rodas.
A marca não tocou no assunto do e-Power, mas apresentou números de uma pesquisa que mostrariam que 8 em cada 10 latino-americanos estariam abertos a comprar um modelo elétrico. Como a região é especialmente sensível a preços, isso meio que confirma os planos da marca de trazer a tecnologia para cá, já que ela será muito mais barata do que ter um veículo movido apenas pela carga de suas baterias. O e-Power usa um motor a combustão de alta eficiência para funcionar apenas como um gerador, o que diminui emissões e elimina um dos receios apontados pela pesquisa, o de ficar sem energia para voltar para casa. Algo chamado de "range anxiety", ou ansiedade de autonomia.