Como adiantamos em 13 de outubro, a Nissan realmente apresentou um crossover elétrico conceitual no Salão de Tóquio. Chamado de IMx, o modelo traz uma série de coisas bem típicas de conceitos, como as portas suicidas traseiras, a ausência de coluna B e direção autônoma, com direito de escamotear o volante. Mas o que ele realmente traz de relevante são elementos que mostram, primeiro, que o próximo modelo elétrico da Nissan será na linha do Tesla Model X. Em suma, que terá carroceria ao estilo SUV, atualmente a mais desejada na maioria dos mercados do mundo. Em segundo, que ele será um crossover de respeito, com tração nas quatro rodas. Se sair como o conceito, o modelo terá 71,4 kgfm de torque e 435 cv.
Ao contrário do IMx, o modelo final deverá trazer retrovisores convencionais, coluna B e talvez apenas um motor, no eixo traseiro, mas é suficiente saber que o Leaf terá um irmão de maior apelo. E a Nissan não está sozinha. O próximo Prius V, flagrado em testes ainda sob disfarce pesado, também adota o estilo crossover.
Uma das coisas que o IMx faz melhor é mostrar como a Nissan imagina o futuro da mobilidade. A direção autônoma era certeza, mas há coisas surpreendentes, como o fato de o modelo elétrico poder pagar pelo estacionamento não com dinheiro, mas com parte da energia elétrica que armazena. É o conceito de "smart grid", no qual o carro faz parte do sistema elétrico das cidades em que se insere. Estacionado, ele serve para armazenar a energia elétrica gerada pelo sol. Ou para fornecer à rede elétrica a energia necessária em horários de pico de consumo. Quando a tarifa de eletricidade ficar mais em conta, ele pode iniciar sua recarga.
Ainda não sabemos quanto tempo este futuro demorará, mas ele soa muito mais racional, limpo e econômico do que nossa realidade atual. E pode chegar em formatos variados, como o que o IMx apresenta.