2018 será marcado como o ano em que vários esportivos desencantaram. O Projeto Berlineta, por exemplo, é algo de que já se falava em 2006. Assim como do New Stratos, que quase nasceu pelas mãos da Prodrive. Ele seria inspirado no mítico Lancia Stratos, que fez fama nos ralis dos anos 1970 e nas mãos da molecada dos anos 1980 como um carrinho de controle remoto da Estrela. Depois dela, o empresário alemão Michael Stoschek decidiu usar um Ferrari 360 Modena com chassi encurtado para criar o seu New Stratos em 2010, mas o então CEO da Ferrari, Amedeo Felisa, meteu o pé na porta e impediu a produção do carro. Ainda que ela fosse em números limitados. Stoschek parecia ter desistido, com direito a post oficial sobre a desistência e tudo no site oficial do carro, mas as coisas começaram a melhorar com a saída de Felisa da Ferrari. Em 2016, o empresário alemão voltou a falar em fabricação e, agora em 2018, finalmente a ideia sairá do papel. Com a ajuda da Manifattura Automobili Torino (MAT), responsável por modelos como o SCG003. O anúncio oficial será feito no Salão de Genebra, no estande da MAT.
Segundo Stoschek, serão fabricadas apenas 25 unidades do modelo, que tinha 4,18 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,26 m de altura e apenas 2,40 m de entre-eixos. Pesava apenas 1.247 kg e tinh motor 4.3 V8 de 540 cv a 8.200 rpm. De acordo com o que foi relatado por Stoschek, as novas unidades terão um pequeno incremento de potência, para 550 cv. Dentre as 25 unidades, será possível encomendar um carro para campeonatos de Gran Turismo e versões de rali, mas também um carro para rodar todo santo dia por aí.
"Estou muito feliz que outros entusiastas poderão experimentar como o sucessor do carro de rali mais fascinante dos anos 1970 ainda estabelece os parâmetros sobre design e desempenho atualmente", diz Stoschek, que é dono do Brose Group, fornecedor de componentes mecatrônicos para a indústria automotiva. Todas as variantes do New Stratos, assim como os preços, serão anunciados durante o Salão de Genebra. Março nunca demorou tanto a chegar!