O Renault Kwid foi apenas o primeiro produto criado sobre a plataforma CMF-A, dedicada a modelos do segmento A, os subcompactos. Algo que já contamos por aqui. A Renault planejava criar uma minivan de 7 lugares, desenvolvida sob o código RBC, uma versão elétrica, o K-ZE, um sedã compacto, o LBC, e um crossover, o HBC. Parece que o sedã dançou, devido à queda de popularidade desse tipo de carroceria, mas o elétrico, o crossover e a minivan continuam firmes na lida. E a minivan foi a primeira a ter seu nome oficial revelado. Será chamada de Triber, segundo o site oficial da Renault na Índia.
O pulo do gato com a minivan, de 7 lugares, deve estar no fato de ela medir menos de 4 metros, o que permitirá vendê-la na Índia com menos impostos. Como preço é crucial no mercado indiano, e o Kwid faz um tremendo sucesso por lá, a minivan terá o mesmo motor 1.0 usado no hatchback, ainda que sutilmente mais forte. Ainda que seja leve como o Kwid, a minivan realmente precisará de toda a força de que puder dispor. Levar 7 pessoas, ainda que magras, é tarefa inglória. Por isso a Renault cogita dar à Triber um motor 1.0 turbinado no futuro.
Ainda que seu objetivo seja custar pouco, ela virá com excelente pacote de itens de série, como central multimídia, câmera de ré e faróis diurnos. Ao contrário do que fez com Kwid, que foi sendo melhorado aos poucos na Índia em termos de segurança, a Triber já deve chegar com airbags frontais e opção de airbags laterais, que são de série no brasileiro.
Minivans praticamente desapareceram do Brasil, mas carros para 7 pessoas andam em alta, o que pode levar a Renault a considerar a Triber para nosso mercado. Se fosse lançada por aqui, a minivan do Kwid seria a opção mais barata com essa capacidade. Vejamos se ela agradaria em termos de estilo assim que julho chegar, mas tudo indica que sim.