A Mercedes-AMG conseguiu confirmar e negar expectativas ao mesmo tempo. Confirmou, por exemplo, que seu cupê de quatro portas baseado no AMG GT seria exatamente igual ao conceito de 2017, o AMG GT Concept. Por outro lado, frustrou ao batizar seu anti-Panamera. Esperava-se que o modelo fosse chamado de AMG GT4, mas a Mercedes acabou por chamá-lo de GT 4-Door Coupé, que é basicamente uma descrição do que o carro é: um cupê de quatro portas. Pesquisando, descobrimos que a Mercedes-AMG já tem um GT4, basicamente um carro de corrida, mas bem que a marca poderia ter encontrado um nome mais interessante para um modelo que promete bastante. A começar por seu belo estilo.
O AMG feito para pegar o Porsche Panamera de frente tem tração nas quatro rodas, a 4MATIC, em todas as suas versões. Curiosamente, a Mercedes não divulgou nada sobre as dimensões do 4-Door Coupé. Talvez porque ele só será colocado à venda em meados deste ano, mas isso também a impediria de dizer, como ela disse, que ele terá duas opções de motor em três versões iniciais. O de entrada é um 6-cilindros em linha turbinado, a gasolina, de 435 cv a 6.100 rpm e 53 kgfm entre 1.800 rpm e 5.800 rpm. Ele é o único a vir com o que a Mercedes-AMG chama de EQ Boost, um alternoarranque, usado em sistemas stop-start, que lhe dá mais 22 cv e 25,5 kgfm. É a versão Mercedes-AMG GT 53 4MATIC+, nome oficial do carro. Sem o bizarro 4-Door Coupé. A transmissão, em todas as versões, é a AMG SpeedShift TCT 9G, uma automatizada de dupla embreagem e 9 marchas.
A versão intermediária, sem qualquer tipo de intervenção elétrica, é a Mercedes-AMG GT 63 4MATIC+. Equipada com o V8 4.0 biturbo que já está em outros modelos da marca, ela entrega 585 cv entre 5.500 rpm e 6.500 rpm e 81,6 kgfm entre 2.350 rpm e 5.000 rpm. A Mercedes-AMG GT 63 S 4MATIC+, a mais forte, coloca ao comando do pé direito 639 cv na mesma faixa de rotação, com o mesmo motor, e tem torque de 91,8 kgfm entre 2.500 rpm e 4.500 rpm. É uma potência bem mais baixa do que a declarada para o conceito do ano passado, o AMG GT Concept, com seus 805 cv, mas ainda estamos apenas na estreia. Em alguns meses, o modelo deverá chegar a esse nível de potência e até superá-lo, como já aconteceu com seu irmão mais velho, o AMG GT.
Com essa potência "baixa", o 4-Door Coupé já é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,2 s e chegar à máxima de 315 km/h. Para um veículo de 2.045 kg, é uma façanha e tanto.