Que a Porsche e a Audi, dentro do grupo Volkswagen, são as melhores amigas, é algo que já se sabe há tempos. Tanto que as duas andam desenvolvendo juntas a plataforma PPE, totalmente elétrica. O que surpreendeu o mundo todo foi a apresentação, no Salão de Genebra, da versão "allroad quattro" do Porsche Mission E. E que a marca de Stuttgart preferiu chamar de Cross Turismo.
Com 4,95 m de comprimento, 1,99 m de largura e só 1,42 m de altura, apesar de ter vão livre 50 mm maior que o do sedã, a Mission E Cross Turismo usa rodas de aro 20, com pneus 275/40 R20. Ainda que pareça estranho que o Mission E tenha uma plataforma exclusiva, a perua provavelmente é o primeiro produto construído sobre a plataforma PPE. Como o elétrico, mostrado em 2015, começa a ser vendido em 2019, e os primeiro PPE chegam só em 2021, o primeiro derivado do Mission E deverá mesmo ser a Cross Turismo.
Com o mesmo sistema elétrico de 800 do irmão mais velho, a perua Cross Turismo tem a mesma facilidade de recarga rápida prometida para o sedã. Em outras palavras, eles precisam de apenas 15 minutos deste tipo de recarga para uma autonomia de 80%, ou de mais de 400 km. Completamente carregada, a perua terá autonomia de mais de 500 km. Com potência de 600 cv (mais do que 440 kW), a Mission E Cross Turismo vai de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 s e a 200 km/h em menos de 12 s. Segundo a Porsche, seu elétrico será capaz de rodar em altas velocidades por períodos de tempo mais longos que os do Tesla Model S. O carro que todos os novos elétricos têm o objetivo de superar. Não sabemos se o Mission E consegue fazer isso sozinho, mas sua perua aventureira deverá ter um bocado de apelo.