Desde que a JAC começou uma parceria com o grupo Volkswagen que estamos de olho no modelo que as marcas desenvolveram juntas. Ele seria baseado no nosso T40 e havia aparecido em imagens de patente em janeiro deste ano. Em abril, surgiu o SOL E20X, o modelo de uma nova marca da VW e da JAC. E a JAC aproveitou a deixa para trazer os melhoramentos feitos no T40 para a versão CVT do modelo, que avaliamos também em abril. Sergio Habib, importador da marca, costumava dizer que o Brasil não tinha a infraestrutura necessária para a venda de modelos elétricos, que a JAC chegou a trazer ao país para avaliar. No lançamento do T50, nesta terça, Habib voltou atrás e aproveitou a baciada de elétricos no Salão do Automóvel, do qual a JAC não participou, para anunciar as vendas aqui do E40. Nada menos do que o JAC iEV7S que derivou do SOL E20X. E ele será vendido por R$ 129.990.
O E40 terá 4,14 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,56 m de altura e 2,49 m de entre-eixos. Seu motor elétrico entrega 115 cv e 27,6 kgfm e suas baterias, com 40 kWh, entregam uma autonomia de até 300 km. Quando falamos do E20X, Habib, que recentemente pediu a recuperação judicial de suas empresas, comentou que o E20X custaria cerca de R$ 150 mil. Mesmo preço pelo qual a Renault prometeu vender no Brasil o elétrico Zoe. Naquela altura, o empresário achava este preço inviável. Mas uma série de coisas mudou de lá para cá, em especial o câmbio, mais favorável aos importados, e a aprovação do Rota 2030, que promete incentivos a elétricos e híbridos. Isso, e a demanda por elétricos, provavelmente fizeram Habib mudar de ideia. O E40 deve começar a ser vendido por aqui em junho de 2019. E será o elétrico mais barato do Brasil pelo menos até a chegada da versão de produção do K-ZE, o Kwid elétrico.