O Brasil é pródigo em picapes derivadas de carros. Todas as pequenas, como Fiat Strada, VW Saveiro e Chevrolet Montana, derivam de carros de passeio. Mas há uma que nunca veremos por aqui. Aliás, que pouquíssimas pessoas no mundo verão algum dia, já que se trata de modelo único. Ela vem do time de Engenharia de Produto da fábrica da Honda em Swindon, no Reino Unido, e foi baseada em nada menos do que no Honda Civic Type R. Seu código de desenvolvimento, e provavelmente o nome pelo qual ela ficará conhecida em todo o mundo, é Project P.
Criada sobre a mesma plataforma do Type R, incluindo motor e transmissão, a Project P foi criada para o SMMT Test Day, um dia de avaliações para a imprensa especializada promovido pela "Anfavea" do Reino Unido. Segundo o pessoal da Honda, a picape, mais leve, pode ir de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos e atingir a velocidade máxima de mais de 265 km/h. Tudo graças ao motor 2.0 turbo de 310 cv (320 cv em alguns mercados) e o torque máximo de 40,7 kgfm.
Triste será o destino da picape. Além de ser filha única de pai pobre (vá, nem tanto...), ela servirá para transportar grama e produtos de jardinagem dentro da fábrica de Swindon, segundo Phil Webb, chefe da parte de automóveis da Honda Reino Unido. "Essa picape Civic Type R feita por nosso time especial de Swindon demonstra a paixão e o compromentimento de nossa equipe, que foi muito além de seu expediente de trabalho para entregar o produto final".