Quando Volvo e Geely apresentaram o CEVT (China Euro Vehicle Technology), em 2013, elas já anunciaram que desenvolviam juntas uma plataforma comum para as marcas, a CMA (C- Segment Modular Architecture). E o primeiro produto estrearia com a Volvo para depois aparecer em modelos da marca chinesa. Testemunhas da apresentação, só não imaginamos que o carro da Volvo demoraria tanto a aparecer. Ele é o XC40. Faltava conhecer qual seria o modelo Geely a trazer a plataforma, mas não falta mais. A fabricante chinesa apresentou no final de março o Borui GE, que também vem sendo chamado de Emgrand GT. Com motor 1.5 Drive-E de 3 cilindros e uma transmissão de 7 marchas automatizada de dupla embreagem, para não haver dúvida de sua herança sueca.
O Borui GE deverá ser a versão híbrida plug-in do sedã, um tipo de carroceria muito popular na China. Além do motor 1.5 Drive-E, turbinado, o Geely terá também um 1.8 e um 2.4, ambos dotados de uma transmissão automática de 6 marchas. Por dentro, o sedã terá uma central multimídia de tela aparentemente gigantesca, mas que tem "só" 12,2 polegadas. Os elementos ao lado dela são apenas decorativos, ainda que encobertos pelo mesmo material.
O modelo estreará na China em 9 de abril. Poucos dias depois de o grupo Gandini, que representava a marca oficialmente no Brasil, anunciar que não retomará a operação da empresa por aqui. “Entendemos que depois de um longo período de paralisação do setor de veículos importados e, agora, renascendo sem a trava de 4.800 carros anuais imposta pelo programa Inovar-Auto, precisamos direcionar todos os nossos esforços na Kia Motors do Brasil, marca que já está consolidada e é reconhecida pelos consumidores brasileiros”, disse José Luiz Gandini, presidente do grupo, em comunicado oficial. Com o bom momento que a Geely vive no mundo, isso só se explica por duas coisas: pressão da Kia para que Gandini escolhesse um barco só em que ficar ou decisão da Geely de se estabelecer por aqui por conta própria. O motivo levará tempo para ser realmente conhecido. Talvez tanto quanto levaremos para conhecer ao vivo o Borui GE. É muito pouco provável que a Geely queira ficar de fora do Brasil.