A Volvo lançou nesta quinta-feira (21) o inédito XC40 em evento realizado em Milão, na Itália. Trata-se do menor crossover médio da marca sueca, que estreia uma nova plataforma global da companhia e terá três tipos de motores em sua gama. Ainda assim, compacto é um adjetivo que só lhe cai bem nos EUA. Com 4,43 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,65 m de altura e entre-eixos de 2,70 m, ele tem medidas muito parecidas com as de um Jeep Compass.
A principal novidade do XC40 não está no estilo, no tamanho ou na proposta. Está na plataforma. É a arquitetura modular CMA (Common Module Architecture), desenvolvida em parceria com a Geely (a proprietária da Volvo). Ela servirá a todos os modelos médios da marca sueca, da série 40, à futura série 20, de compactos, e também aos médios e compactos da marca chinesa. A plataforma possibilita versões a combustão, híbridas e elétricas dos carros feitos a partir dela.
O XC40 é praticamente idêntico ao conceito 40.1 mostrado no ano passado. As diferenças mais marcantes entre o estudo e o modelo de produção são as maçanetas tradicionais nas portas traseiras e a parte de baixo do para-choque. Isso revela o quanto os suecos vêm se preocupando com o reforço da sua nova identidade visual, com design muito mais moderno do que o histórico da marca.
Por fora, o XC40 mistura claramente os elementos dos seus "irmãos" maiores, XC60 e XC90. Todos eles seguem a mesma silhueta tradicional de utilitários, o conjunto óptico assinado pelo "martelo de Thor" dos LEDs diurnos e para-lamas encorpados. O compacto, porém, traz uma grade dianteira com acabamento diferenciado, tracejada, em vez dos frisos verticais dos outros dois SUVs. Os jogos de rodas grandes, de aro 17 e diamantadas, têm desenhos arrojados e completam a receita estética bastante atraente do modelo.
Internamente, o XC40 traz mais semelhanças com os outros modelos da Volvo. O painel digital de 12,3 polegadas é um destaque ao lado da tela de infoentretenimento touchscreen de 9 polegadas (com uma das melhores usabilidades do mercado, diga-se de passagem), compatível com Apple CarPlay e Android Auto. O console central traz um compartimento específico para armazenar o celular, inclusive com a possibilidade de carregá-lo por indução, dependendo do aparelho. A funcionalidade será outro ponto forte do veículo, que traz um compartimento removível no console central (um baú) e porta-copos para os passageiros de trás ao rebater o encosto central.
A gama de propulsão do novo crossover é comporta por três motores a gasolina e dois a diesel (futuramente, uma versão híbrida e outra elétrica completarão o portfólio). As versões a gasolina são a T3 (de 156 cv), T4 (190 cv) e T5 (247 cv), com motores 1.5 de três cilindros e 2.0 turbo de quatro cilindros. As diesel são D3 (de 150 cv) e D4 (190 cv).
Como era de esperar, a Volvo recheou o XC40 de tecnologias de segurança, a característica que a companhia mais preza. O modelo conta com controlador adaptativo de velocidade com função Pilot Assist (que pode controlar o carro sozinho no trânsito até determinada velocidade), frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado atrás, conjunto de câmeras de 360º e sistema de mitigação de colisão.
Uma das maiores novidades do XC40 não diz respeito a suas características técnicas, mas sim à forma como ele será vendido no exterior. O crossover será o primeiro modelo da marca comercializado pelo Care by Volvo. Com ele, o comprador poderá ter o XC40, sem entrada, por uma parcela mensal fixa. Essa parcela incluirá todas as despesas de manutenção, a não ser abastecimento, e seguro. Ao final de dois anos, o cliente Volvo pode pegar um XC40 inteiramente novo e continuar pagando as mensalidades. O sistema, parecido com um leasing operacional, promete ser menos burocrático e mais vantajoso.
O novo XC40 será produzido na Bélgica, na fábrica de Ghent, a partir de novembro. Suas primeiras unidades serão entregues no começo do ano que vem. Ainda não há uma data confirmada para a chegada dele ao Brasil, mas a expectativa é que ele chegue em 2018. Por valores abaixo dos R$ 200 mil, para encarar sem medo Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA. O Volvo XC40 deve ser mais barato do que todos eles.
Colaborou Gustavo Henrique Ruffo