O título acima não está errado. A Ford Maverick híbrida estreia no mercado brasileiro custando o mesmo que a versão movida somente a combustão: R$ 244.890. Segundo a Ford, caberá ao cliente escolher o modelo que melhor lhe atende.
Com uma proposta mais urbana e focada na eficiência energética, a primeira picape híbrida do Brasil tem consumo declarado de 15,7 km/l na cidade, 13,6 km/l na estrada e 14,6 km/l em ciclo combinado, segundo as medições do Inmetro.
A Ford aposta no alcance superior a 800 quilômetros para atrair potenciais compradores de picapes e SUVs movidos a diesel, que buscam esses veículos justamente por causa da maior autonomia. “A Maverick Hybrid é uma excelente alternativa ao diesel”, disse Rogélio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.
De acordo com a Ford, o tanque de 57 litros de capacidade da Maverick híbrida é capaz de proporcionar uma autonomia que varia entre 775 km (100% estrada) e 895 km (100% cidade), considerando os números de consumo do Inmetro. Numa avaliação utilizando a picape 50% na cidade e 50% na estrada, o alcance pode chegar a 835 km.
Esses números de autonomia são superiores aos da Fiat Toro Ultra (parte de R$ 226.890) e do Jeep Compass Trailhawk (R$ 252.790), ambos movidos pelo motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm. Capazes de rodar até 768 km com um tanque de 60 litros de diesel, esses dois modelos são considerados pela Ford os principais rivais da Maverick híbrida.
“A Ford Maverick Hybrid custa aproximadamente R$ 300 para rodar 800 km. Estamos entregando uma equação [de custo e autonomia] que o diesel não entrega”, pontuou Golfarb.
Considerando os preços médios dos combustíveis coletados no Brasil pela Petrobras entre os dias 14 e 20 de maio, encher o tanque de gasolina da Ford Maverick híbrida sai por R$ 311,22 (R$ 5,46 o litro), contra R$ 327,60 de diesel (também R$ 5,46 o litro) dos concorrentes citados.
Como é a Ford Maverick híbrida
No lugar do motor EcoBoost 2.0 turbo a gasolina de 253 cv de potência e 38 kgfm de torque e do câmbio automático de oito marchas da versão FX4, a Maverick híbrida leva sob o capô um propulsor 2.5 aspirado de ciclo Atkinson combinado a um propulsor elétrico. Ligado a uma transmissão automática CVT, o conjunto gera 194 cv e 21,4 kgfm.
Por se tratar de um híbrido auto-carregável, a Ford Maverick não necessita ser plugada a fontes externas de eletricidade. A sua bateria de 1,1 kW é recarregada durante as frenagens ou pelo motor a combustão quando a sua carga está baixa.
Diferentemente da FX4, dotada de sistema de tração integral e da sofisticada suspensão traseira multilink, a Maverick híbrida possui apenas tração dianteira e suspensão de eixo de torção com molas vetoradas.
Visualmente, a Maverick híbrida é praticamente idêntica à FX4, com exceção das rodas de 18 polegadas (na versão a combustão são de 17") e do pequeno adesivo com a inscrição “Hybrid” colado na tampa traseira.
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O pacote de equipamentos de série também é igual. A picape traz seis airbags, controles de estabilidade e tração, bancos de couro, direção elétrica, freio de estacionamento elétrico, ar-condicionado automático digital de duas zonas, chave presencial, banco do motorista com regulagem elétrica e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay. Na parte de segurança ainda há frenagem autônoma emergencial e faróis de LED com acendimento e comutação automáticos do facho alto.
Para um veículo de sua faixa de preço, entretanto, a Maverick fica devendo um carregador de celular por indução, uma multimídia com conexão sem fio, sensores de estacionamento e assistências de condução, como controle de cruzeiro adaptativo, sensor de ponto cego e assistente de manutenção em faixa.
A cabine mantém as soluções criativas, como os diversos porta-objetos nas portas e no console central, além do compartimento de 58 litros sob o assento do banco traseiro. Quem viaja atrás ainda pode abrir a janela que dá acesso à caçamba ao toque de um botão – acionado no painel pelo motorista ou passageiro da frente.
Construída a partir da plataforma da última geração do Focus, a Ford Maverick tem uma dinâmica exemplar nas curvas. Mesmo com ausência da tração integral, que confere maior aderência, e da suspensão traseira multilink, a picape é estável e segura em velocidades mais altas e mudanças de direção.
Surpreendentemente, o desempenho não é tão inferior ao da versão 2.0 turbo. O conjunto híbrido entra em ação prontamente quando o acelerador é mais exigido para aproveitar a força dos motores a combustão e elétrico. Os dados de fábrica informam aceleração de 0 a 100 km/h em bons 8,7 segundos, apenas 1,6 segundo mais lenta que a FX4.
No teste-drive de aproximadamente 200 km, realizado a maior parte em rodovias, notamos que a Maverick híbrida pouco se esforça para manter velocidades de cruzeiro. As retomadas são ágeis, uma vez que o motor a gasolina eleva os giros e ainda conta com a força extra da unidade elétrica para empurrar a picape nas ultrapassagens. De acordo com a Ford, o modelo precisa de 6 segundos para realizar uma retomada de 80 a 120 km/h.
A Maverick híbrida conta com o sistema com cinco modos de condução, que ajusta os parâmetros do veículo conforme o tipo de terreno. Embora tenha apenas tração dianteira, a picape possui uma função que otimiza a entrega de torque em pisos escorregadios. Há ainda o modo esportivo, que prioriza o desempenho.
Tanto na cidade quanto na estrada, a transição do motor a combustão para o elétrico (e vice e versa) é suave e quase imperceptível. O motorista pode ver qual fonte de energia está sendo utilizada por meio de um gráfico no computador de bordo ou no instrumento analógico que substitui o conta-giros no painel.
Ao fim do percurso, o computador de bordo da Maverick Hybrid mostrou um consumo médio de 15,3 km/l, marca muito satisfatória considerando o porte e o desempenho da picape.
Com três anos de garantia do veículo e mais oito anos da bateria do sistema híbrido, a Ford Maverick é uma opção interessante para quem quer entrar no mundo dos veículos eletrificados. Além do conforto e dinâmica de SUV, a picape ainda conta com a versatilidade da caçamba de 938 litros (a capacidade de carga é de 659 kg). Caberá ao comprador fazer as contas e decidir se vale mais a pena ter um carro focado na eficiência ou abrir mão do baixo consumo e escolher a versão FX4 com desempenho superior.
Teste-drive a convite da Ford
Ficha técnica Ford Maverick Lariat Hybrid
Preço: R$ 244.890 (maio de 2023)
Garantia: 3 anos sem limite de quilometragem / 8 anos da bateria sistema híbrido
Motor a combustão: dianteiro, transversal, 2.5 16V aspirado, injeção direta, a gasolina
Potência: 165 cv a 5.600 rpm
Torque: 21,4 kgfm a 4.000 rpm
Motor elétrico: 128 cv e 23,9 kgfm
Potência e torque combinados: 194 cv e 21,4 kgfm
Bateria: 1,1 kWh
Tração: dianteira
Direção: elétrica
Suspensão dianteira: independente McPherson
Suspensão traseira: eixo de torção
Freios dianteiros: discos ventilados com ABS e EBD
Freios traseiros: discos sólidos com ABS e EBD
Pneus: 225/60 R18
Rodas: liga leve 18”
Dimensões: 5.073 mm de comprimento/ 1.844 mm de largura/ 1.733 mm de altura/ 3.076 mm de entre-eixos
Altura livre do solo: 211 mm
Ângulo de ataque: 20°
Ângulo de saída: 21°
Ângulo central: 16,6°
Capacidade de imersão: 450 mm
Peso em ordem de marcha: 1.700 kg
Capacidade de carga: 659 kg
Volume da caçamba: 938 litros
Volume do tanque de combustível: 57 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,7 segundos
Velocidade máxima: 175 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo (Inmetro)
Ciclo urbano: 15,7 km/l
Ciclo estrada: 13,6 km/l
Autonomia
Cidade: 895 km
Estrada: 775 km
Combinado 50% cidade e 50% estrada: 835 km