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A Estrela do #TBTKBB de hoje é a querida GM

Fundada em 1908, a General Motors teve uma grande expansão mundial nos anos 20, o que a trouxe até o Brasil em 26 de janeiro de 1925. Antes dessa data, já existiam divisões da GM em solo brasileiro, como Cadillac, Buick, Oldsmobile, Oakland e Chevrolet, na qual vinham por meio de representantes ou importações independentes.  Utilizando do CDK (Completely Knock-Down), que é um método de fornecimento de peças de um produto desmontado, sendo montado no país de destino, a GM iniciou no Brasil trazendo as peças dos Estados Unidos e seu primeiro veículo montado por aqui foi um furgão entregas. Com sede no Ipiranga, São Paulo, sua linha de montagem tinha como sede galpões originalmente usados para armazenar algodão.   

Anos 1930 - A empresa inaugurou a fábrica em São Caetano do Sul e começou a produzir veículos de transporte. 
Anos 1940 - A GM iniciou fabricação de kits de gasogênio devido à escassez de gasolina na Segunda Guerra. Depois da guerra, desembarcam aqui os ônibus GM Coach, com motor a diesel instalado na traseira (inovação e conforto). 
Anos 1950 – A Chevrolet se tornou a marca mais vendida do país. Nessa época, focou em veículos comerciais, como os caminhões Chevrolet Brasil e as picapes Expresso de Aço, inaugurando a fábrica de São José dos Campos. Iniciou sua primeira produção no país, com a picape Chevrolet 3100, ou “Martha Rocha”, como era popularmente conhecida. 

Anos 1960 - Surgiram modelos icônicos como o C-14, que logo após daria na lendária Veraneio e o Opala, o primeiro carro de passeio inteiramente fabricado no Brasil, que fora baseado no alemão Opel Rekord C, mas com motor derivado da Chevrolet americana. 
Anos 1970 – Teve como destaque o lançamento do Chevette, derivado do Opel Kadett C e outras versões do Opala, como a com o motor apimentado 250-S (1974) e a Caravan (1975). 
Anos 1980 - Foi marcado pelo lançamento do Kadett e do Monza, sucessos de vendas da época.  

Anos 1990 - A série limitada EF500 do Monza estreia a injeção eletrônica na linha GM. Omega, Vectra, Astra e Corsa são produzidos aqui com o mesmo nível de modernidade dos modelos europeus e estreiam os modelos Blazer e S10, sucessos de venda. 
Anos 2000 - A GM lançou veículos populares como o Celta e minivans como Meriva e Zafira, retomando a liderança de vendas no Brasil. A marca tira o foco nos modelos de luxo: Omega passa a ser australiano e Vectra vem ficando ultrapassado. 
Anos 2010 - Destacaram-se o Cruze, o Onix, o Cobalt e a Spin, consolidando a marca entre os motoristas brasileiros. Temos também o lançamento da Trailblazer, que detém uma longa jornada até os dias atuais, mas sem o sucesso de sua antecessora. 

Anos 2020 - Os Onix de segunda geração, com motor de três cilindros, são os únicos hatch e sedã sobreviventes da Chevrolet após o fim da produção do Cruze, enquanto o restante da linha é composto por SUVs, crossovers e picapes, como Tracker e S10. 
Atualmente a linha da Chevrolet à venda no Brasil hoje é composta por Ônix, Ônix Plus, Montana, Tracker, S10, TrailBlazer, Equinox, Silverado, Spin e Camaro. Além dos elétricos Bolt EV, Bolt EUV, Blazer EV e Equinox EV.
A General Motors foi essencial para o desenvolvimento da indústria automotiva brasileira ao longo de seus 100 anos no país. A empresa contribuiu para a modernização industrial e se tornou parte da história e cultura nacional, com lançamentos de carros icônicos e históricos, consolidando-se como um pilar da mobilidade no Brasil. 

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