Seu desenvolvimento começou na década de 1930, quando o engenheiro Ferdinand Porsche foi encarregado de criar um "carro do povo" a pedido de Adolf Hitler. O conceito inicial do Fusca foi apresentado em 1934, mas sua produção em massa só começou em 1938, devido à Segunda Guerra Mundial, que atrasou o lançamento do modelo.
O Fusca chegou ao Brasil em 1950, inicialmente importado desmontado e montado pela Brasmotor. Em 1953, a Volkswagen assumiu a montagem em sua fábrica em São Bernardo do Campo, São Paulo. A produção oficial no Brasil começou em 20 de janeiro de 1959, data que é celebrada como o Dia Nacional do Fusca.
O Fusca passou por diversas atualizações mecânicas e estéticas ao longo dos anos. Apesar de ser considerado obsoleto por alguns críticos na década de 1980, o Fusca continuou a ser um dos carros mais vendidos no Brasil. Em 1986, a produção foi interrompida devido à concorrência de modelos mais modernos como Fiat 147, Ford Corcel e Volkswagen Gol.
O Fusca voltou a ser produzido entre 1993 e 1996, impulsionado por um pedido do então presidente Itamar Franco. Essa versão ficou conhecida como "Fusca Itamar". No total, estima-se que cerca de 3 milhões de unidades foram vendidas no Brasil durante sua trajetória.
O modelo se despediu oficialmente em 2003, mas seu legado perdura entre os entusiastas e colecionadores.
O New Beetle não foi exatamente uma substituição direta do Fusca, mas sim uma reinterpretação moderna do modelo clássico. Lançado em 1997, o New Beetle foi desenvolvido com um design que homenageava o Fusca original, mas com uma nova plataforma e mecânica, incluindo motor dianteiro e tração dianteira, ao contrário do motor traseiro e tração traseira do Fusca.
Se você deseja saber o preço certo para parte da linha Fusca, basta você clicar aqui, para saber o preço certo para a linha do New Beeatle basta clicar aqui ou acessar nosso site kbb.com.br
Veja também:
>> Toyota Corolla e Corolla Cross híbridos são isentos de IPVA em São Paulo
>> Tesla segue "modinha facelift" e atualiza Model Y
>> A estrela do #TBTKBB de hoje é o Citroën Xsara Picasso