Lançada no Brasil em fevereiro, a Ford F-150 começa a desembarcar no país após vender o primeiro lote de 500 unidades em apenas uma hora. A picape mais vendida do mundo há mais de 40 anos já teve os detalhes das duas versões revelados aqui na KBB Brasil, mas faltava dar uma volta na grandalhona para saber se ela justifica a fama consolidada há décadas nos Estados Unidos.
Após um aumento de preços aplicado há algumas semanas, a versão Lariat, que estreou por R$ 470 mil, passou a custar R$ 479.990. A topo de linha Platinum saltou dos R$ 490 mil anunciados no lançamento para R$ 509.990.
Comparando com as suas concorrentes no Brasil, a Ford F-150 ficou consideravelmente mais cara que as Ram 1500 Classic (parte de R$ 349.990) e 1500 Rebel (R$ 456.990).
Na versão Lariat, a Ford F-150 tem visual mais esportivo, caracterizado pelos elementos escurecidos nas máscaras dos faróis de LED, na grade frontal, nos frisos da carroceria, nas rodas de liga leve de 20 polegadas e no acabamento interno.
Na Platinum, que tem uma proposta mais luxuosa, esses detalhes são predominantemente cromados. A cabine tem acabamento mais sofisticado e alguns equipamentos exclusivos, como sistema de som Bang & Olufsen com 18 alto-falantes e subwoofer, bancos de couro com emblemas da versão, sistema FordPass Connect e estribos laterais retráteis.
Principais equipamentos de série
Independentemente da versão, a Ford F-150 é sempre equipada de série com oito airbags; controles de estabilidade e tração; teto solar panorâmico; rodas de 20”; bancos dianteiros e pedais com ajustes elétricos; ar-condicionado automático digital de duas zonas; painel digital de 12”; sistema de som premium Bang & Olufsen; faróis de LED adaptativos; sensor de chuva; chave presencial; abertura e fechamento elétricos da tampa da caçamba, entre outros.
Ambas trazem ainda a central multimídia SYNC 4 com tela de 12” e novos recursos, como processador mais potente, interface atualizada, reconhecimento de voz, conexão com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, assistentes de trailer e comandos da iluminação externa em 360° (o usuário pode usar a picape para iluminar ambientes escuros).
Na parte de segurança, a Ford F-150 conta com controle de cruzeiro adaptativo com centralização em faixa; assistências de manobras evasivas, de cruzamentos e de descida; sensor de ponto cego com cobertura de reboque e câmera traseira com detecção de objetos.
Motor e câmbio de Mustang
O motor Coyote 5.0 V8 aspirado a gasolina com duplo comando variável de válvulas também está presente nas versões Lariat e Platinum. O propulsor, que entrega 405 cv de potência a 6.000 rpm e 56,7 kgfm de torque a 4.250 rpm, fazem da F-150 a picape mais potente à venda oficialmente no Brasil – são 5 cv a mais que o motor Hemi 5.7 V8 da Ram 1500 Rebel.
Além do motor V8, a F-150 também compartilha com o esportivo Mustang o câmbio automático de 10 marchas. A tração 4x4 tem acionamento eletrônico, reduzida e modo automático, que utiliza um diferencial central para funcionar como um sistema de tração integral sob demanda.
A picape ainda conta com oito modos de condução para se ajustar conforme a necessidade e o tipo de terreno: Econômico, Esportivo, Escorregadio, Neve Intensa/Areia, Lama/Terra, Rocha/Avanço Lento e Rebocar/Transportar.
Capacidades
Grandalhona, a Ford F-150 mede 5,88 metros de comprimento, 1,96 m de altura, 2,09 m de largura e 3,67 m de distância entre-eixos. A altura livre do solo é de 23,8 centímetros, enquanto o volume da caçamba é de mais de 1.300 litros.
Apesar do tamanho, a Ford F-150 tem capacidade de carga útil inferior à das picapes médias movidas a diesel, que levam até uma tonelada: são 728 kg na versão Lariat e 681 kg na Platinum. Como não ultrapassa o Peso Bruto Total (PBT) de 3.500 kg, a picape pode ser conduzida por motoristas habilitados com CNH de categoria B, de automóveis.
Em compensação, a capacidade de reboque é de 3.515 kg para implementos com freio próprio.
Bruta, mas dócil
Tivemos a oportunidade de guiar a F-150 no Campo de Provas da Ford em Tatuí, no interior paulista. Começamos o teste-drive pela pista off-road, apenas para constatar que a picape encara estradas de cascalho e areia fofa como se estivesse passeando na Avenida Paulista.
Logo de cara, o que chama a atenção é a altura da picape. Na versão Platinum, ao abrir as portas, o estribo elétrico se estende para auxiliar no acesso à cabine. A posição de dirigir é consideravelmente mais elevada que a de qualquer caminhonete média, enquanto o enorme volante nos lembra que estamos no posto de comando de um veículo de 2 metros de altura e quase 6 metros de comprimento.
No modo 4x4 automático, que atua sob demanda, a picape distribui a força do motor entre as quatro rodas apenas quando o sistema detecta a perda de tração nas rodas dianteiras. Essa condição é recomendada para proporcionar mais aderência em pisos escorregadios que não demandam todo o potencial da F-150, como asfalto molhado, trechos enlameados, estradas de terra e neve (condição comum no inverno norte-americano).
O modo 4x4 temporário, que traciona as quatro rodas enquanto está acionado, foi requisitado apenas na hora de atravessar um trecho de areia mais funda e uma rampa de 25° de inclinação, que a picape superou como se fosse uma saída de garagem.
Capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,1 segundos (desempenho mais que satisfatório para um veículo de mais de duas toneladas e meia de peso), a Ford F-150 encanta mesmo na hora de aproveitar a potência do V8 em condições de estrada. O V8 é silencioso a maior parte do tempo, mas não hesita em urrar quando o motorista afunda o pé no acelerador. A grandalhona embala rapidamente e em poucos segundos atinge velocidades acima do limite legal de 120 km/h (por isso o teste em uma pista fechada).
Esse desempenho todo cobra o seu preço na hora de abastecer. A Ford informa consumo de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, mas o computador de bordo da unidade testada apontava média de 3,5 km/l após uma série de irresistíveis acelerações e retomadas.
Nos trechos sinuosos, as suspensões dão conta de manter a picape estável e na mão do condutor. Mas por se tratar de um veículo grande, pesado e potente, é melhor não abusar nas curvas em respeito às leis da física.
É pouco provável que os clientes abastados irão submeter as suas picapes às condições do teste promovido pela Ford. Chegando a custar mais de meio milhão de reais, a F-150 será utilizada a maior parte do tempo como carro de passeio, principalmente nas regiões do interior do Brasil movidas pelo agronegócio – embora alguns compradores de grandes capitais venham aderindo às picapes pela imponência e versatilidade.
E nessa condição, a Ford F-150 vai agradar em cheio. A cabine tem espaço de sobra para cinco ocupantes. Os que viajam no banco traseiro contam com saídas do ar-condicionado, portas USB e 12V, além de um latifúndio para as pernas. Sob o assento há um porta-objetos para acomodar bolsas e mochilas.
O acabamento caprichado, o ar-condicionado automático digital de duas zonas, o teto solar panorâmico e o sistema de som de alta qualidade tornam o ambiente ainda mais aconchegante, já que as suspensões macias e o ótimo isolamento acústico proporcionam à F-150 um nível de conforto superior ao de muito carro de luxo.
Picape faz baliza de trailers sozinha
Um dos recursos mais interessantes da Ford F-150, o Pro Trailer funciona como se fosse um Park Assist de reboques. O motorista cadastra as informações (dimensões, peso) do implemento na central multimídia para o sistema calcular as manobras. O Pro Trailer é acionado em um botão giratório no painel, no qual o condutor vai definir o lado e a distância que a picape precisa direcionar o trailer.
O motorista vai apenas atuar nos pedais de acelerador e freio, enquanto monitora a manobra nos diversos ângulos das câmeras com visão em 360° projetados na tela da multimídia. O Pro Trailer vai esterçar a direção automaticamente até a picape e o implemento estejam estacionados no local desejado (veja no vídeo abaixo).
Veredicto – a Ford F-150 impressiona pelo nível de tecnologia. A picape tem atributos de sobra para agradar o público endinheirado que busca um veículo luxuoso, potente e versátil, capaz de ir a praticamente qualquer lugar com muito conforto.
Teste-drive a convite da Ford
Ficha técnica Ford F-150 Platinum
Preço: R$ 509.990 (abril de 2023)
Motor: dianteiro, longitudinal, 5.0 V8, aspirado, injeção direta e indireta, a gasolina
Potência: 405 cv a 6.000 rpm
Torque: 56,7 kgfm a 4.250 rpm
Tração: traseira, 4x4 sob demanda, 4x4 e 4x4 reduzida
Direção: elétrica
Suspensão dianteira: independente braços sobrepostos
Suspensão traseira: eixo rígido com molas semielípticas
Freios dianteiros: discos ventilados com ABS e EBD
Freios traseiros: discos ventilados com ABS e EBD
Pneus: 275/60 R20
Rodas: liga leve 20 polegadas
Dimensões: 5.884 mm de comprimento/ 2.089 mm de largura/ 1.962 mm de altura/ 3.694 mm de distância entre-eixos
Peso em ordem de marcha: 2.517 kg
Carga útil: 681 kg
Volume da caçamba: 1.370 litros
Volume do tanque de combustível: 136 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,1 segundos
Velocidade máxima: 160 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo (Inmetro)
Ciclo urbano: 6,3 km/l
Ciclo estrada: 8,6 km/l